Chá de Cana-do-brejo: Benefícios, Diabetes? Infecção Urinária? Emagrece?

Chá de Cana-do-brejo: Benefícios, Diabetes? Infecção Urinária? Emagrece?

Chá de cana-do-brejo: a cana-do-brejo é originária da América do Sul e Caribe, sendo encontrada principalmente na Mata Atlântica e na Região Amazônica.

As partes curativas utilizadas são o rizoma, folhas, casca e hastes.

O rizoma da cana-do-brejo é diaforético, emoliente, tônico, diurético, emenagogo, antilítica e anti-sifilítica.

O suco das hastes é tônico, diaforético, emenagogo e depurativo.

O rizoma tem um aroma parecido com a violeta e o suco desse rizoma é um pouco ácido e mucilaginoso, sendo aproveitado como refresco.

A cana-do-brejo pode ser utilizada em forma de chá medicinal, infusão, extrato e outras formas.

chá de cana-do-brejo

Quais os Benefícios do Chá de Cana-do-brejo:

Popularmente é utilizada como diurética, contra problemas dos rins e bexiga (inclusive cálculos), depurativa e contra diabetes, além de disenteria e diarreias.

Externamente é usada contra feridas e gonorreia, além de ajudar na maturação de tumores e abscessos.

O extrato da planta foi eficiente em combater bactérias e fungos, inclusive a Candida albicans, causadora da candidíase e nos casos de infecções urinárias.

Estudos tem demonstrado que o extrato da planta não causa mutações nas células, ou seja, que seja seguro seu uso, não havendo a possibilidade de indução de formação de câncer.

Ainda os resultados demonstram que ele também pode proteger as células contra mutações que podem levar à formação de câncer. Esta ação possivelmente esteja ligada à sua capacidade antioxidante.

Na medicina popular, a infusão das partes aéreas da cana-do-brejo é usada para tratar a inflamação e dor.

A espécie Costus spp (Costus scaber ou Costus spicatus) faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Cana-do-brejo Nome Popular:

Cana-do-brejo, cana-de-macaco, canarana, cana-do-brejo, cana-do-mato, cana-roxa, jacuacanga, paco-caatinga, periná, ubacaiá, cana-roxa-do-brejo, flor-da-paixão.

Cana-do-brejo Nome Científico:

Costus spicatus (Jacq.) Sw.

Chá de Cana-do-brejo Emagrece:

A cana-do-brejo pode auxiliar no emagrecimento de maneira saudável e natural, pois ajuda a estimular o metabolismo, fazendo com que ele trabalhe mais rapidamente e assim queime mais calorias.

Com o metabolismo mais rápido você perde peso de maneira mais rápida.

Além disso, ela possui função diurética que ajuda combater a retenção de líquidos e diminuir a sensação de inchaço.

A retenção de líquidos é um dos maiores problemas para as pessoas que não conseguem emagrecer.

Tanto o chá de folha de cana-do-brejo quanto o suco ajudam no emagrecimento.

Quanto à perda de peso, a cana-do-brejo demonstrou capacidade de estimular a produção da lipase pancreática que é uma das enzimas responsáveis pela quebra de gorduras, auxiliando no controle da obesidade.

O chá consumido ao longo do dia ajuda você se manter saciado por mais tempo e assim sentirá menos fome. Já o suco tem maior função diurética devido a presença de fibras.

Chá de Cana-do-brejo É Bom para Infecção Urinária?

O chá de cana-do-brejo é consumido para aliviar condições e inflamações do trato urinário e facilitar a eliminação de cálculos renais. Recomenda-se, também, para o tratamento da nefrite, inflamação da bexiga e cálculos urinários.

Chá de Cana-do-brejo Aumenta a Pressão?

Cientificamente, foram analisadas as capacidades diuréticas e vaso-relaxantes da cana-do-brejo e ela demonstrou uma excelente ação no controle da hipertensão arterial. Também atua como depressora cardíaca.

Cana-do-brejo Serve para Diabetes:

A partir da cana-do-brejo é possível preparar um vinagre que concorre para controlar o diabetes, a epilepsia, as doenças ósseas e a hipertensão.

Esse líquido apresenta, também, propriedades benéficas para aliviar os sintomas do diabetes, uma vez que sua ingestão ocasiona a redução dos níveis de glicose no sangue.

Receita de Chá de Cana-do-brejo:

Componentes: folha, haste, casca e rizoma. 20 a 50 gramas

Quantidade: água 1L

Como Preparar o Chá de Cana-do-brejo:

Infusão. Usar de 20 a 50g de folhas, hastes ou rizoma em 1 litro de água.

Propriedades Medicinais do Chá de Cana-do-brejo:

Adstringente, antileucorreica, antimicrobiana, anti-inflamatório, anti-sifilítica, depurativo, diurético, diaforético, emenagoga, emoliente, febrífugo, sudorífera, tônico.

O Chá de Cana-do-brejo É Bom Para Quê?

Malária, hepatite, doenças do aparelho urinário, expelir pedras renais.

Na Amazônia, a cana-do-brejo é utilizada por ser depurativa e diurética, auxiliando no tratamento de infecções urinárias e na eliminação de pedras nos rins.

Quando utilizada através de infusão, apresenta propriedades diuréticas, febrífugas e emagrecedoras.

Quando utilizada como suplemento, a cana-do-brejo tem sido apontada para reduzir a inflamação da bexiga, auxiliando na saúde da próstata.

Como Fazer Chá de Cana-do-brejo:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 50g de hastes ou rizoma em 1 litro de água. Colocar as folhas e as hastes em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber o chá 4 a 5 vezes por dia.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 20g de folhas e hastes novas em 1 litro de água. Coloque as folhas na água já fervente tampe a vasilha, apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Tomar 1 xícara até 4 vezes ao dia.

Uso Externo. Infusão. Banhos de assento. Usar 50 g de folhas ou hastes em 1 litro de água.

Contraindicação e Efeitos Colaterais do Chá de Cana-do-brejo:

A cana-do-brejo não está associada a efeitos colaterais, no entanto seu uso em excesso ou prolongado pode resultar a danos nos rins, já que possui propriedade diurética.

Por isso, é importante que o consumo da planta seja feito conforme orientação do médico ou fitoterapeuta.

Uso do Chá de Cana-do-brejo na Gravidez:

Gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem consumir o chá ou qualquer outro produto que seja feito com essa planta e só deve ser usada com orientação médica.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Revista Brasileira de Plantas Medicinais: Aspectos estruturais e fitoquímicos de partes vegetativas de Costus spicatus.
  2. The Plant List: Costus spicatus.
  3. Wikipédia: Costus spicatus.
  4. COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia. 2ª ed. Cejup. 1994.
  5. FLORA BRASILEIRA – Primeira Enciclopédia de Plantas do Brasil. Vol. I Editora Três. 1984.
  6. SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. Livraria Editora. 2000.
  7. VIEIRA, L.S. Fitoterapia da Amazônia. Editora Agronômica Ceres. 1992.
  8. ÁVILA, L.C.; Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013.

As informações transmitidas neste canal não visam o tratamento de doenças específicas, possuem apenas um caráter informativo de educação em saúde!

Por este motivo, não devem ser utilizadas para o auto-diagnóstico, o auto-tratamento e a auto-medicação. Procure sempre seu médico para atendimento e tratamento.

Pesquisas Relacionadas:

como fazer chá de cana-do-brejo, efeitos colaterais do chá de cana-do-brejo, chá de cana-do-brejo emagrece, chá de cana-do-brejo aumenta a pressão, o chá de cana-do-brejo é bom para quê, chá de cana-do-brejo é bom para infecção urinária, chá de cana-do-brejo serve para quê, quais os benefícios do chá de cana-do-brejo, receita de chá de cana-do-brejo, chá de folha de cana-do-brejo, chá de cana-do-brejo contraindicação, uso do chá de cana-do-brejo na gravidez, chá de cana-do-brejo serve para diabetes.

Compartilhe: