Chá de Borragem: Como Fazer, Benefícios, Serve Para Que

Chá de Borragem: Como Fazer, Benefícios, Serve Para Que

Chá de Borragem: originária do Sul da Europa e do Mediterrâneo, é cultivada ao redor de todo o mundo.

A borragem é muito popular dentro do segmento de plantas ornamentais, bem como item de decoração na alta gastronomia, contudo, é dentro da medicina alternativa que ela é mais popular, sendo que suas flores e folhas são as partes mais utilizadas, além do óleo de borragem.

O chá de erva borragem é muito indicada para quem sofre de distúrbios do sistema digestivo e intestinal, tais como: dores no estômago, diarreias e cólicas.

cha-de-borragem-como-fazer-beneficios-serve-para-que chá de borragem

Benefícios do Chá de Borragem:

Devido às suas propriedades medicinais, esta planta é útil no tratamento de condições de saúde como gripe, bronquite, afecções das vias urinárias, herpes, sarampo, afecções do fígado e coração, reumatismo.

Esta planta estimula as supra-renais, favorecendo a produção de adrenalina; as folhas carnosas e ásperas da borragem podem ser usadas como tônico da supra-renal, no caso de estresse ou sequelas de terapia com esteroides.

É usado ainda para regularizar o metabolismo.

Para aumentar a sudorese, empregam-se as flores. E as folhas para uma ação diurética.

Apenas o óleo de sementes é usado para problemas menstruais, menopausa, eczema, artrite e reumatismo.

O óleo extraído das sementes da borragem possui características semelhantes ao óleo de linhaça.

Possui várias propriedades em sua composição que auxiliam na recuperação de traumas e na prevenção de doenças, é rico em ômega 6 e tem ação anti-inflamatória.

Além de ser adstringente, diurética, expectorante e laxante.

A borragem é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de problemas respiratórios.

Chá de Borragem Nome Popular:

Borragem, borracha, barra-chimarrona, barrage ou foligem.

Chá de Borragem Nome Científico:

Borago officinalis L.

Chá de Borragem Receita:

Componentes: flor, folhas, caule e sementes. 2 colheres (sopa)

Quantidade: água 150 mL

Chá de Borragem Como Preparar:

Infusão. Usar 2 colheres (sopa) de folhas secas em uma xícara de água.

Chá de Flor de Borragem:

As suas flores são também utilizadas para o preparo de chás. As flores têm sabor delicado e também podem ser adicionadas à saladas, sopas e coquetéis.

As flores e as folhas contêm alcaloides pirrolizidínicos, pelo que o seu uso é geralmente desaconselhado durante a gravidez, tais compostos estão também envolvidos em hepatotoxicidade e atividade carcinogênica, desaconselhando-se o seu uso prolongado.

Chá de Borragem Propriedades Medicinais:

Depurativa, antipirética, aperitiva, descongestionante, diaforética, emoliente, galactagoga, mucilaginosa, refrigerante, tônica estomacal, antirreumática, antitussígena, laxativa, anti-inflamatória, emoliente, expectorante, diurética, lenitiva, sudorífera.

Chá de Borragem Serve Para Que?

A borragem serve para ajudar no tratamento de tosse, catarro, constipações, gripe, resfriado, bronquite, inflamações nasais e geniturinárias, colesterol, TPM e problemas de pele.

Chá de Borragem Como Fazer e Como Tomar:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 2 colheres (sopa) de folhas secas em uma xícara de água. Tomar 2 vezes ao dia.

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 15 g de folhas e flores (secas) em 1 litro de água e deixar por 45 minutos. Filtrar, adoçar com mel e beber 1 xícara a cada 2 ou 3 horas. Esta infusão é emoliente, refrescante e benéfica nas tosses secas e persistentes.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Reumatismo. Usar 10 g de folhas secas de borragem em 1 litro de água. Ferver por meia hora, filtrar, adoçar com mel e beber 3 a 4 xícaras ao dia.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Tosse. Usar 40 g de folhas secas em 1 litro de água. Ferver por 15 minutos, coar, adoçar e beber em 2 ou 3 vezes durante o dia.

Uso Externo. Acima de 12 anos. Cataplasma. Gota, furúnculo. Cozinhar um punhado de folhas secas de borragem em pouquíssima água.

Quando esta tiver evaporado, estender as folhas sobre uma gaze, espremer para fazer sair todo o líquido e aplicar o cataplasma bem quente sobre a parte dolorida.

Importante: as folhas da borragem possuem pêlos que devem ser retirados através de um processo de filtração.

Óleo de Borragem:

O óleo de borragem em cápsulas é um suplemento alimentar rico em ácido gama-linolênico, usado para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual, menopausa ou eczema, já que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Para que Serve o Óleo de Borragem?

O óleo de borragem possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, devido à sua elevada concentração de ácidos graxos, principalmente ômega 6.

O óleo de borragem pode ser utilizado para:

  • Aliviar os sintomas da TPM, como cólicas e desconforto abdominal, por exemplo;
  • Prevenir os sintomas da menopausa;
  • Auxiliar no tratamento de problemas de pele, como eczema, dermatite seborreica e acne;
  • Prevenir doenças cardiovasculares, já que atua diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom;
  • Ajudar no tratamento de doenças reumáticas;
  • Melhora a aparência da pele, devido à propriedade antioxidante.
  • Além disso, o óleo de borragem promove o bem estar, auxilia na perda de peso, ajuda no tratamento de doenças respiratórias e aumenta a imunidade.

Chá de Borragem Efeitos Colaterais e Advertências:

Apesar de ter uma série de propriedades medicinais benéficas, é preciso cuidado na hora de consumir a planta, pois o óleo de borragem, bem como flores e folhas possuem uma série de substâncias tóxicas, entre elas os alcaloides pirrolizidínicos.

Tais componentes quando ingeridos em grandes quantidades ou com frequência podem gerar danos ao fígado.

Além disso, estudos apontam que tais alcaloides podem estar relacionados ao aumento no risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

O risco desses componentes é tão alto que recentemente o Ministério da Saúde divulgou um estudo que recomenda que qualquer planta que contenha alcaloides deve ser utilizada, preferencialmente, de maneira externa, como pomada ou plasma.

Além disso, recomenda-se e o consumo apenas de folhas secas, vez que as folhas frescas possuem uma quantidade maior dessas substâncias.

Por conta disso, caso consumir o chá de borragem, sempre tome o cuidado de filtrar bem a mistura para que se eliminem os pêlos da planta, visto que engolidos podem causar irritação no estômago.

Além disso, a quantidade consumida deve ser recomendada por um especialista.

Os efeitos colaterais da borragem incluem reações alérgicas.

A borragem está contraindicada para grávidas e mulheres em fase de amamentação.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Plantas que Curam. Borago officinalis.
  2. Fitoterapicos Info. Borago officinalis.
  3. BALMÉ, F. Plantas Medicinais. Editora Hemus, São Paulo, 2004.
  4. POLETTI, A. Plantas y Flores Medicinales I e II. Editora Parramon, v. I,II, 1980.
  5. LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil – Nativas e Exóticas. Instituto Plantarum, Nova Odessa, 2.ed. 2008.
  6. The Plant List: Borago officinalis.
  7. Wikipédia. Borago officinalis.

As informações desse artigo não visam o tratamento de doenças específicas, possuem apenas um caráter informativo de educação em saúde!

Por este motivo, não devem ser utilizadas para o auto-diagnóstico, o auto-tratamento e a auto-medicação. Procure sempre seu médico para atendimento e tratamento.

Pesquisas Relacionadas:

Benefícios do Chá de Borragem, Chá de Borragem Serve Para Que, Chá de Flor de Borragem, Como Fazer o Chá de Borragem, Chá de Borragem, Como Tomar o Chá de Borragem, Chá de Erva Borragem, Chá de Flor de Borragem, Óleo de Borragem.

Compartilhe:

Uma resposta

Deixe um comentário