Chá de Boldo-da-bahia: Benefícios, Para Que Serve, Como Fazer

Chá de Boldo-da-bahia: Benefícios, Para Que Serve, Como Fazer

Chá de Boldo-da-bahia: o boldo-da-bahia é uma planta medicinal de origem africana, trazida ao Brasil por escravos durante o período colonial.

Em algumas religiões afro-brasileiras, o boldo é considerado uma planta sagrada.

O extrato das folhas do boldo-da-bahia possui diversos usos na medicina popular brasileira, vez que possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

O boldo também é utilizado por meio de sucos ou chás medicinais.

cha-de-boldo-da-bahia-beneficios-para-que-serve-como-fazer cha de boldo-da-bahia

Benefícios do Boldo-da-bahia:

O boldo-da-bahia apresenta benefícios no tratamento da azia, distúrbios gastrointestinais, controle da gastrite, dores de cabeça, diarreia e age como um antídoto para picadas de cobras, devido as suas propriedades medicinais.

É considerado um forte remédio para tratar a ressaca, além de estimular o apetite a auxiliar na digestão.

Nutrientes do Boldo:

O boldo conta com lactona, uma substância de gosto amargo e muito eficaz na digestão de gorduras.

As folhas do Boldo contêm numerosos fitoquímicos, incluindo boldina, cânfora, limoneno, beta-pineno e cumarina (uma lactona).

Os fitoquímicos são compostos antioxidantes potentes encontrados naturalmente em plantas, que ajudam a prevenir e tratar doenças em humanos.

Além disso, as folhas do boldo têm efeito diurético, laxante, antibióticos e anti-inflamatório, mas o mecanismo de ação exato de boldo é desconhecido.

O boldo ainda apresenta uma substância denominada ascaridol que é um vermífugo natural, entretanto, é uma substância tóxica quando consumido durante um período prolongado.

O boldo-da-bahia tem uso científico comprovado como antidispéptico. A dispepsia é um problema comum, frequentemente causada pelo refluxo gastroesofágico ou gastrite.

A espécie Vernonia condensata faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Chá de Boldo-da-bahia Nome Popular:

Boldo-da-bahia, boldo-baiano, boldo-japonês, boldo-chinês, boldo-africano, boldo-de-goiás, boldo, acumã, alumã, aloma, aluman, luman, árvore-do-pinguço, fel-de-índio, heparém.

Chá de Boldo-da-bahia Nome Científico:

Vernonia condensata Baker.

Chá de Boldo Baiano Receita:

Componentes: folhas secas. 3 g

Quantidade: água 150 mL

Como Usar o Boldo-da-bahia:

Infusão. Coloque 1 colher (sopa) de folhas picadas em 1 xícara de água fervente.

Chá de Boldo-da-bahia Propriedades Medicinais:

Carminativa, analgésica, antianêmica, aperiente, antibacteriana, colagoga, colerética, depurativa, desintoxicante hepática, diurética, digestivo, tônico hepático, antidispéptico.

Chá de Boldo-da-bahia Para Que Serve:

Indicado como antidispéptico, para distúrbios de estômago e fígado, gases intestinais, colesterol alto, diarreia alimentar, insuficiência hepática, inapetência, inflamação da vesícula, colecistite, gastrite.

Chá de Boldo-da-bahia Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Coloque 1 colher (sopa) de folhas picadas em 1 xícara de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá) de manhã em jejum, e outra, 30 minutos antes das principais refeições.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Maceração*. Usar 5 folhas socadas em 1 xícara de água. Tomar 2 a 3 vezes ao dia. Para prevenir ressaca tomar antes e após a ingestão de bebidas alcoólicas.

*A maceração das folhas obtém-se, espremendo as folhas com um socador de madeira (ou vidro) e adicionando-se apenas um pouco de água fria filtrada.

O resultado é um suco altamente concentrado, que deve ser ingerido com cautela pois apresenta os componentes químicos (óleo essencial, flavonoides e saponinas) em grande quantidade.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Hepático. Ferver 1 folha em 1 xícara de água por 5 minutos. Tomar morno pela manhã e à noite, sem adoçar.

Diurético. Ferver 5 folhas em 1 litro de água por 5 minutos.Tomar sem adoçar.

Antidiarreico. Ferver 1 folha em 1 copo de água por 5 minutos.Tomar após as refeições.

Tônico para o fígado com boldo e carqueja: coloque para ferver 1 xícara (chá) de água filtrada, 1 colher (sobremesa) de boldo e 1 colher (sobremesa) de carqueja. Desligue o fogo e abafe durante 10 minutos e coe. Não tomar mais de 3 xícaras por dia.

Infuso hepático: ferva 1 xícara (chá) de água filtrada e desligue o fogo. Coloque imediatamente 1 colher (sobremesa) de boldo, 1 colher (sobremesa) de losna e 1 colher (sobremesa) de menta. Abafe por 10 minutos e coe.

Ideal é consumir 1 xícara antes das principais refeições, para tratar males do fígado e vesícula.

Chá de Boldo-da-bahia Efeitos Colaterais e Advertências:

Em caso de ocorrência de alergia, suspender o uso.

Ao ingerir o chá de boldo, não o consuma em excesso e nem por um período de tempo prolongado. Gestantes não podem ingerir o boldo devido aos seus efeitos abortivos.

Em doses altas, a Vernonia condensata pode provocar irritações na mucosa estomacal.

Cuidado para não confundir o boldo-da-bahia com algumas plantas ornamentais, que são aparentemente semelhantes.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. PANIZZA, S. Plantas que Curam – Cheiro de Mato. IBRASA, São Paulo, 4a ed., 1997.
  2. LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil – Nativas e Exóticas. Instituto Plantarum, Nova Odessa, 2.ed. 2008.
  3. BARRACA, S. A. Cultivo de Horta Medicinal.
  4. Wikipédia: Boldo-baiano.
  5. The Plant List: Vernonia condensata.

Pesquisas Relacionadas:

Chá de Boldo-da-bahia, Chá de Boldo Baiano, Chá de Boldo-da-bahia Propriedades Medicinais, Chá de Boldo-da-bahia Efeitos Colaterais, Chá de Boldo-da-bahia Onde Comprar, Chá de Boldo-da-bahia Nome Científico, Benefícios do Boldo-da-bahia, Chá de Boldo Baiano Receita, Chá de Boldo-da-bahia Como Fazer, Como Usar o Boldo-da-bahia, Chá de Boldo-da-bahia Para Que Serve

As informações transmitidas no blog da Nutriela não visam o tratamento de doenças específicas, possuem apenas um caráter informativo de educação em saúde!

Por este motivo, não devem ser utilizadas para o auto-diagnóstico, o auto-tratamento e a auto-medicação. Procure sempre seu médico para atendimento e tratamento.

Compartilhe: