Chá de Physalis: Reduz Colesterol, Purifica o Sangue, Aumenta Imunidade

Chá de Physalis: Reduz Colesterol, Purifica o Sangue, Aumenta Imunidade

Chá de Physalis: a physalis é originária da Região Amazônica e dos Andes. Pertence à família das solanáceas, a mesma do tomate, da batata, do pimentão e das pimentas.

O gênero é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate, mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande que deriva do verticilo.

Chá de Physalis: Reduz Colesterol, Purifica o Sangue, Aumenta Imunidade
Chá de Physalis Reduz Colesterol, Purifica o Sangue, Aumenta Imunidade

Chá de Physalis Benefícios:

Rica em vitaminas A e C, fósforo e ferro, além de alcaloides e flavonoides, na medicina popular é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol.

A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.

Considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC).

A planta tem sido estudada também por fornecer um poderoso instrumento para controlar o sistema de defesa do organismo, diminuindo a rejeição em transplantes e atacando alergias.

Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da Bahia identificaram substâncias com esse potencial na Physalis angulata e já solicitaram patente sobre o uso delas.

Testadas por enquanto em camundongos, espera-se que as fisalinas (chamadas de B, F e G) tenham um efeito tão bom quanto o das substâncias usadas hoje para controlar o sistema imune, mas com menos efeitos colaterais, quando forem usadas em pacientes humanos.

A physalis tem poderes para combater doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Pesquisadores paraenses descobriram que uma substância encontrada no talo da planta estimula a produção de novos neurônios no hipocampo, área do cérebro ligada à memória.

Chá de Physalis Nome Popular:

Physalis, fisális, camapú, juá-poca, balão-rajado, bucho-de-rã, joá-de-capote.

Chá de Physalis Nome Científico:

Physalis angulata L.

Receita Chá de Physalis:

Componentes: partes aéreas, fruto. 10 – 20 gramas

Quantidade: água 1L

Chá de Physalis Como Preparar:

Infusão. Usar 20 g de folhas verdes ou 10 g de folhas secas para cada litro de água.

Chá de Physalis Propriedades Medicinais:

Diurética, relaxante, analgésica, abortiva, antimalárica, anti-inflamatória, leishmanicida, anticancerígena, anticonvulsivante, imunossupressora, antioxidante.

Há mais estudos sobre as propriedades medicinais da Physalis angulata, que é conhecida como purificadora do sangue, fortalecedora do sistema imunológico e redutora das taxas de colesterol, dentre vários outros usos.

Chá de Physalis Para que Serve:

O chá de physalis é bom para combater doenças da pele, abscessos, constipação, dor reumática, alivio da rigidez muscular, “doença do sono”, vermes, oftalmia, dor de estômago, cólica, litíase, anúria, malária.

Chá de Physalis Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 20g de folhas verdes ou 10g de folhas secas para cada litro de água. Tomar de 4 a 5 xícaras por dia.

Chá de Physalis Efeitos Colaterais e Contraindicações:

O consumo em excesso pode causar dores no estômago devido a sua acidez.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. KINUPP, V. F; LORENZI, H. Plantas alimentícias não convencionais no Brasil. Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa (SP), 2014.
  2. Agência FAPESP (2012): Planta tem ação anti-inflamatória em peles sensíveis.
  3. Plant Resources of Tropical Africa (PROTA4U): Physalis angulata.
  4. The Plant List: Physalis angulata.
  5. Wikipédia: Physalis angulata.

Compartilhe: