Chá de Borragem: Bom para a Pele e Cabelo, Tônico Facial, Combate Acnes

Chá de Borragem: Bom para a Pele e Cabelo, Tônico Facial, Combate Acnes e Tosse

Chá de Borragem: a borragem é uma planta herbácea de floração anual. É uma espécie comum encontrada na Europa Ocidental e Central.

A borragem é uma planta reconhecida pelas suas propriedades medicinais que atuam em diversos males que possam atingir o corpo humano.

Chá de Borragem Bom para a Pele e Cabelo, Tônico Facial, Combate Acnes e Tosse
Chá de Borragem Bom para a Pele e Cabelo, Tônico Facial, Combate Acnes e Tosse

Chá de Borragem Benefícios:

De origem europeia, a borragem é conhecida desde tempos remotos e foi descrita em herbários da Idade Média como sendo bastante útil na medicina natural, como para o tratamento de eczemas, problemas de constipação e casos dermatológicos.

Possui características anti-inflamatórias e auxilia em várias condições de pele, incluindo psoríase, eczema, coceiras e erupções cutâneas e acnes.

O uso de cataplasma pode ser aplicado sobre grânulos, furúnculos, ulcerações, feridas ou quaisquer outros tipos de lesão na pele, devido as suas propriedades antissépticas e emolientes.

As flores e folhas têm propriedades emolientes que protegem e amaciam a pele e é muito usada na indústria cosmética na elaboração de tônicos faciais.

Pode-se usar compressas para colocá-las sobre o rosto com a decocção de flores e folhas secas por cada litro de água, resultando em um bom tônico facial.

Chá de Borragem Nome Popular:

Borragem, fumária, , erva-moleirinha, erva-pombinha, fumo-da-terra, borracha-chimarrona.

Chá de Borragem Nome Científico:

Fumaria officinalis L.

Receita Chá de Borragem:

Componentes: flores e folhas. 3 colheres (sopa).

Quantidade: água 1L

Chá de Borragem Como Preparar:

Decocção. Usar 3 colheres (sopa) em um litro de água.

Chá de Borragem Propriedades Medicinais:

Depurativa, diurética, laxante, tônica.

Chá de Borragem Para que Serve:

O chá de borragem possui propriedades sedativas, pois pode abrandar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão sanguínea. Sua ação antibacteriana é útil no combate de infecções causadas por bacilos e estafilococos.

Pode ser indicado nos casos de artrite, distúrbios de absorção, dores comuns no corpo, diarreia, constipação e dores de estômago (pode agir como um antiespasmódico).

Também auxilia no tratamento de doenças e inflamações no fígado e vesícula biliar, melhorando a função hepática.

Pode combater as doenças de pele, desde as que afetam o couro cabeludo, como a caspa, até as simples sardas, para as quais se aplicava o líquido resultante da infusão de suas folhas.

Chá de Borragem Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Usar 3 colheres (sopa) de folhas secas em um litro de água. Deixe no fogo até levantar fervura e desligue. Mantenha o recipiente tampado por cerca de 10 minutos e, após este tempo, coe com um pano extremamente limpo. A indicação de consumo é ingerir, no máximo, três xícaras deste ao dia.

Uso Interno. Decocção. Reumatismo. Usar 10 g de folhas secas de fumaria em 1 litro de água, ferver por meia hora, filtrar, adoçar com mel e beber 3 a 4 xícaras ao dia.

Uso Interno. Decocção. Tosse. Usar 40 g de folhas em 1 litro de água, ferver por um quarto de hora, coar, adoçar e beber em 2 ou 3 vezes durante o dia.

Uso Interno. Infusão. Usar 15 g de folhas e flores de fumaria em 1 litro de água. Deixar macerar por 3 quartos de hora. Filtrar, adoçar com mel e beber 1 xícara a cada 2 ou 3 horas. Esta infusão é emoliente, refrescante e benéfica nas tosses secas e persistentes.

Uso Externo. Cataplasma. Gota, furúnculo. Cozinhar um punhado de folhas secas de fumaria em um pouco de água. Quando a água tiver evaporado, deve-se estender as folhas sobre uma gaze e espremê-las para fazer sair todo o líquido e aplicar o cataplasma bem quente sobre a parte dolorida.

Uso Externo. Decocção. Usar como tônico facial.

Em todos os casos, deve-se sempre filtrar os pelos da planta.

Óleo de Borragem Benefícios:

O óleo de borragem é uma substância natural, extraída de sementes, que contribui de diversas formas para a saúde e bem estar da pele.

Ele ajuda no fortalecimento do couro cabeludo. Também ajuda na hidratação da pele e na manutenção de sua elasticidade e firmeza, atuando, portanto, no combate ao envelhecimento precoce.

Um dos fatores mais importantes é que o óleo de borragem é natural e muito rico em ácidos graxos, principalmente o ácido gama-linoleico ou GLA, também chamado de ômega 6.

Principais benefícios do Óleo de Borragem:

O ômega 6 presente no óleo de borragem estimula o fortalecimento capilar, bem como a hidratação e elasticidade da pele, com sua função antioxidante que ajuda no controle do envelhecimento da pele.

Alguns estudos indicam que o óleo de borragem reduz marcadores inflamatórios que induzem a queda de cabelo, o que reforça sua importância na manutenção da saúde do couro e do bulbo capilar.

O óleo de borragem também é apontado como uma ótima opção a ser utilizada no tratamento de estrias, justamente pela sua capacidade de ajudar a pele a manter sua elasticidade.

É muito utilizado no tratamento de peles sensíveis, pois é capaz de reduzir eventuais irritações e incômodos típicos desse tipo de pele.

Como Usar o Óleo de Borragem:

Você pode usar aplicando gotas do óleo diretamente na pele e também pode ser usado em cápsulas para ingestão. O importante que vale ressaltar é que nos casos de problemas de pele, ele deve ser usado como adjuvante e não como o único tratamento possível.

Chá de Borragem Efeitos Colaterais e Contraindicação:

A borragem pode produzir efeitos opostos de acordo com a duração do tratamento, podendo ser tônica e hipertensora quando o corpo se encontra cansado em função de atividade física ou até mesmo, em casos de anemia, aumentando a quantidade de glóbulos vermelhos.

Contudo, quando o tratamento é mantido por períodos maiores que 10 dias, suas propriedades se invertem, e a borragem pode exercer função hipostênica (perda de energia corporal) e hipotensora (redução da pressão arterial), reduzindo assim, o número de glóbulos vermelhos no sangue.

O consumo diário de borragem deve ser de no máximo 3 xícaras de chá, pois o uso excessivo provoca vômito, diarreia e dor no estômago.

A borragem é contraindicada para mulheres grávidas, lactantes e indivíduos que tenham problemas de estômago.

Deve-se tomar cuidado ao fazer preparações com a borragem, recomenda-se filtrar muito bem para que se eliminem os pelos, visto que engolidos podem causar irritação no estômago.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. BALMÉ, F. Plantas Medicinais. Editora Hemus, São Paulo, 2004.
  2. Plantas que Curam. Editora Três.
  3. LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil – Nativas e Exóticas. Instituto Plantarum, Nova Odessa, 2.ed. 2008.
  4. The Plant List: Borago officinalis.
  5. Wikipédia: Fumaria officinalis.

Compartilhe: