Chá de Cabelo-de-milho: Benefícios, Como Fazer, Emagrece?
Chá de Cabelo-de-milho: originária do México, a planta é usada há milênios por povos nativos.
Evidências científicas apontam que o milho (Zea mays L.) começou a ser usado por volta de 7.500 a 12.000 anos atrás. Estudos apontam, ainda, que ele começou a ser usado na região Mesoamericana.
O milho é considerado um dos alimentos mais nutritivos, vez que, com exceção da lisina e do triptofano, possui todos os aminoácidos importantes para o funcionamento do corpo humano, sendo considerado uma fonte de energia primordial.
Devido aos seus vários componentes nutricionais, o milho é extremante cultivado como alimento.
Quais os Benefícios do Chá de Cabelo-de-milho?
Uma das principais atividades farmacológicas reconhecidas aos estilos do milho é correspondente a sua atividade diurética potente, pois auxilia na eliminação do chamado ácido úrico e do fosfato do organismo.
O cabelo-de-milho é uma planta medicinal muito utilizada para tratar problemas do sistema renal e urinário, como cistite, nefrite, prostatite e uretrite, devido às suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.
Chá de Cabelo-de-Milho Emagrece?
O uso do chá, entre os usos comprovados, também se mostra eficaz para auxílio em processos de emagrecimento, servindo como complemento de dietas, desde que não restritivas.
No auxílio ao processo de emagrecimento, o chá age eliminando as toxinas presente no organismo e o líquido em excesso, combatendo o inchaço apresentado e livrando o organismo dos radicais livres.
Ajuda no processo de emagrecimento em consequência apenas de seu efeito diurético, aliviando a retenção de líquidos, e não queimando gorduras.
A pessoa que usar a bebida para emagrecer deve cuidar do processo de queima de gordura com dieta balanceada e prática de exercícios.
O chá, no entanto, deve ser feito quando o cabelo-de-milho ainda estiver fresco, já que, se for guardado durante certo tempo e se apresentar seco, apenas servirá como laxante, perdendo suas propriedades diuréticas e medicinais.
Chá de Cabelo-de-milho Para Infecção Urinária:
As propriedades antissépticas e diuréticas do cabelo de milho o transformam em um aliado contra as infecções do trato urinário.
Por isso, o consumo de sua bebida ajuda a reduzir a inflamação, alivia a irritação e diminui o crescimento bacteriano.
De fato, ele demonstrou ser eficaz para os pacientes com inflamação na uretra e doenças na próstata.
Chá de Cabelo-de-Milho Para Pedra nos Rins:
O chá está relacionado ao efeito diurético da fibra de milho, ao estimular eliminação da urina, também está ajudando a melhorar o funcionamento dos rins e a mandar embora os pequenos cálculos que podem crescer e causar muita dor.
Chá de Cabelo-de-milho na Gravidez:
Seu uso pode causar irritação em pessoas com inflamação na bexiga. Pessoas com dificuldade para urinar devido inflamação da próstata (hipertrofia) devem evitar a erva. Desaconselhado o uso durante a gestação e a lactação.
Chá de Cabelo-de-milho Nome Comum:
Cabelo-de-milho, barba-de-milho ou estigmas de milho, chá de cabelo de anjo.
Chá de Cabelo-de-milho Nome Científico:
Zea mays L.
Chá de Cabelo-de-milho Receita:
Componentes: estilos, estigmas secos. 2 colheres (sopa).
Quantidade: água 300 mL
Como Preparar o Chá de Cabelo-de-milho:
Infusão e Decocção. Usar 2 colheres (sopa) de cabelo-de-milho em 2 xícaras de água.
Chá de Cabelo-de-milho Propriedades Medicinais:
Diurético, anti-espasmódico, anti-inflamatório, abortivo, emenagogo.
Chá de Cabelo-de-milho Para Que Serve:
O cabelo-de-milho serve para ajudar no tratamento da cistite, nefrite, prostatite, uretrite, incontinência urinária, edema pedra nos rins, insuficiência cardíaca e gota. Além disso, o cabelo-de-milho ajuda a diminuir a pressão arterial e a reduzir o inchaço.
Chá de Cabelo-de-milho Como Fazer e Como Tomar:
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão e Decocção. Colocar 2 colheres (sopa) de cabelo-de-milho em 2 xícaras de água, cobrir e colocar para ferver durante 10 minutos. Coar, deixar amornar e beber cerca de 2 a 3 xícaras por dia.
Chá de Cabelo-de-milho Efeitos Colaterais e Advertências:
O vegetal é seguro para a maioria das pessoas. Em raros casos, o milho pode reduzir os níveis de potássio no organismo e causar alergias, erupções cutâneas e prurido.
Os efeitos colaterais do cabelo-de-milho incluem o aumento da dor em pacientes com inflamação da próstata.
Chá de Cabelo-de-milho Contra Indicação:
O cabelo-de-milho está contraindicado na gravidez, durante a amamentação e em pacientes com dificuldade para urinar devido à inflamação da próstata.
Se acaso você estiver consumindo medicamentos para a pressão arterial, é necessário consultar um médico antes de tomar esta infusão.
Estudos mostraram que o chá não apresenta toxicidade, portanto não apresenta risco potencial à saúde.
De todo modo, o consumo abusivo do chá deve ser evitado.
Para homens com dificuldade em urinar, devido à inflamação da próstata, é preciso evitar a infusão do cabelo do milho, pois o seu efeito diurético aumenta a frequência urinária e isso pode aumentar a sensação de dor.
Veja também:
- Chá de Borragem: Como Fazer, Benefícios, Serve Para Que
- Chá de Boldo-do-chile: Benefícios, Emagrece? Para que Serve?
- Chá de Boldo-brasileiro: Benefícios, Cura Ressaca? Faz Mal?
- Chá de Boldo-da-bahia: Benefícios, Para Que Serve, Como Fazer
- Chá de Bétula: Benefícios, Para Que Serve, Propriedades
- Chá de Beterraba: Benefícios, É bom Para Quê, Como Fazer
- Chá de Berinjela: Benefícios, Para que Serve, Como Fazer, Efeitos Colaterais
- Chá de Beldroega: Benefícios, Para que Serve, Como Fazer, Efeitos Colaterais
- Chá de Baunilha: Benefícios, Para que Serve, Como Fazer, Receita
- Chá de Batata yacon: Benefícios, Para que Serve, Como Preparar, Efeitos Colaterais
Fontes Consultadas:
- Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo (CNPMS).
- Embrapa Milho.
- Wikipédia: Zea mays.
- PROTA4U: Zea mays.
- The Plant List: Zea mays.
- ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos, Corpus, 2014.
- COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia, 2ª ed, Cejup, 1994, pág. 229-230.
- LORENZI, H. MATTOS,F.J.A. Plantas Medicinais no Brasil. Nativas e exóticas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2002.
As informações transmitidas neste artigo não visam o tratamento de doenças específicas, possuem apenas um caráter informativo de educação em saúde!
Por este motivo, não devem ser utilizadas para o auto-diagnóstico, o auto-tratamento e a auto-medicação. Procure sempre seu médico para atendimento e tratamento.
Pesquisas Relacionadas:
Chá de Cabelo-de-milho Efeitos Colaterais, Chá de Cabelo-de-milho Contra Indicação, Chá de Cabelo-de-milho Como Tomar, Como Preparar o Chá de Cabelo-de-milho, Chá de Cabelo-de-milho Como Fazer, Chá de Cabelo-de-milho Para Infecção Urinária, Quais os Benefícios do chá de Cabelo-de-milho, Chá de Cabelo-de-Milho Emagrece, Chá de Cabelo de Anjo
5 respostas