Chá de Boldo-do-chile: Benefícios, Emagrece? Para que Serve?

Chá de Boldo-do-chile: Benefícios, Emagrece? Para que Serve?

Chá de Boldo-do-chile: o boldo-do-chile é um arbusto da região central do Chile e Peru e muito usado na medicina natural.

As folhas do boldo-do-chile têm uma longa história de uso na medicina popular. Podendo ser consumido na forma de chá para uma variedade de fins de promoção da saúde.

O boldo-do-chile tem uso científico comprovado como antidispéptico (gastrite), colagogo (facilita a expulsão da bílis da vesícula biliar para o duodeno) e colerético (aumenta a quantidade de bílis segregada pelo fígado, descongestionando-o e favorece a digestão).

As propriedades medicinais do boldo-do-chile foram descobertas incidentalmente através dos carneiros.

Encaminhados por acaso aos contrafortes da Cordilheira dos Andes (Chile) alguns rebanhos de carneiros, não encontrando outro tipo de alimentação, passaram a comer as folhas de boldo, que cresce em abundância na região.

Depois de alguns meses, os pastores notaram que os animais estavam curados das doenças do fígado e da prisão de ventre que lhes são característicos.

Daí então o boldo ficou conhecido como planta curativa.

cha-de-boldo-do-chile-beneficios-emagrece-para-que-serve chá de boldo-do-chile

Chá de Boldo-do-chile Nome Popular:

Boldo-do-chile, boldo-afragans, boldo-verdadeiro, boldo-medicinal, boldo-da-terra.

Chá de Boldo-do-chile Nome Científico:

Peumus boldus Molina.

Chá de Boldo-do-chile Receita:

Componentes: folhas secas. 2 g

Quantidade: água 150 mL

Chá de Boldo-do-chile Como Preparar:

Infusão. Usar uma colher (sobremesa) de folhas picadas em uma xícara de água fervente.

Chá de Boldo-do-chile Propriedades Medicinais:

Tônico, excitante, aperiente, digestivo, carminativo, diaforético, calmante, estomáquico, eupéptico, colerético, diurético, antidispéptico, colagogo.

Chá de Boldo-do-chile Para que Serve:

Afecções do fígado e do estômago, litíase biliar, cólica hepática, hepatite, dispepsia, tontura, insônia, prisão de ventre, reumatismo, gonorreia.

O consumo do chá amargo da folha de boldo-do-chile antes das refeições melhora a digestão, beneficia o coração, protege, desintoxica e estimula o fígado, reduz os gases intestinais, evita a azia.

Além de estimular a produção de bile e fortalece a vesícula biliar, reduz a inflamação, atua como vermífugo, aumenta o fluxo de urina, alivia as dores, além de dissolver gorduras.

O ascaridol, substância presente no boldo-do-chile, ajuda a combater os vermes intestinais.

Usa-se o cozimento do boldo externamente para banhos e pedilúvios no combate ao reumatismo, à hidropisia, afecções da pele, sífilis, blenorragia e outras enfermidades semelhantes.

Benefícios do Boldo-do-chile:

Entre os inúmeros benefícios do chá de boldo estão:

  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Diminui azia;
  • Melhora a digestão;
  • Reduz efeitos de bebidas alcoólicas;
  • Ajuda a tratar gastrite;
  • Auxilia no tratamento da vesícula biliar;
  • Ameniza sintomas de intolerância alimentar, reduzindo seus efeitos;
  • Reduz gases;
  • Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano;
  • Possui efeito tranquilizante;
  • Reduz cólicas abdominais.

Chá de Boldo-do-chile Aumenta Pressão Arterial?

O chá de boldo fortalece o sistema cardiovascular. Um grande benefício do boldo é atuar como um fortalecedor do coração e das nossas veias.

Ele combate o aumento da pressão arterial e garante que o coração funcione sem ter de fazer tanto esforço.

Chá de Boldo-do-chile Ajuda na Menstruação

O boldo pode provocar o relaxamento das paredes do útero e, assim, estimular que o sangue desça pelo canal vagina (a famosa menstruação). Por isso, a mulher pode ingerir o chá de bolso visando regular o ciclo atrasado.

Mas, essa também é uma das razões do chá de boldo ser abortivo e seu consumo não ser recomendado durante a gestação ou se houver suspeitas de gravidez.

Cólicas menstruais

O chá de boldo pode relaxar as contrações das paredes do útero e, assim, diminuir as cólicas causadas por esse órgão durante o período menstrual.

Mas atenção, para aproveitar ainda mais os benefícios do boldo, o ideal é consumir o chá de forma natural e quente, já que a temperatura elevada da água também contribui para o relaxamento do útero, diminuindo as dores.

Chá de Boldo-do-chile é Bom Para Gastrite

Entre os benefícios do boldo é possível citar a melhora do funcionamento do fígado, o auxílio na digestão, o controle da azia, o tratamento da gastrite e de problemas hepáticos e a minimização dos efeitos causados pela bebida alcoólica, como dores de cabeça, enjoos, dores abdominais, tontura e mal estar.

Além de estar relacionado à melhora do funcionamento gástrico, o boldo também tem substâncias que são consideradas antioxidantes, antifúngicas e antibactericidas.

Boldo-do-chile Emagrece?

O chá de boldo melhora o metabolismo gástrico e hepático, assegurando que a quantidade certa de bile e enzimas digestivas sejam secretadas no sistema.

Isso permite que os alimentos sejam digeridos e metabolizados de maneira correta. Então, tecnicamente, a gordura não tem tempo de se ligar às células de gordura, assim ele faz você emagrecer ao invés de ganhar gordura.

O boldo melhora o sistema digestivo e faz com que o sistema de alimentação funcione adequadamente – assim você pode manter uma dieta saudável sem se preocupar com respostas gástricas anormais.

O chá de boldo também purifica o organismo agindo como um agente de desintoxicação.

Ele também atua como diurético e mantém o sistema limpo e sem toxinas.

Conhecido pelo estímulo rápido a digestão de gordura, muitas vezes o chá de boldo é incluído em dietas para auxiliar na queima de gordura.

Tomando pelo menos uma xícara de chá de boldo todos os dias, você melhora o funcionamento do intestino, podendo emagrecer e controlar melhor seu peso. Por isso, pode-se dizer que tomar chá de boldo emagrece.

Chá de Boldo-do-chile Aborta?

O chá de boldo conta com uma substância denominada ascaridol, um vermífugo natural.

No entanto, pode causar aborto caso seja consumido durante a gestação. Sendo assim, gestantes não podem consumir esse tipo de chá durante a gestação.

Chá de Boldo-do-chile Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Coloque 1 colher (sobremesa) de folhas picadas em uma xícara de água fervente. Abafe por 20 minutos e coe. Tome 3 xícaras (chá) ao dia, sendo uma em jejum e as demais 30 minutos antes das principais refeições.

Infusão. Usar 5 folhas de boldo em um litro de água fervente. Abafe por 20 minutos. Tomar uma xícara pela manhã (para o fígado) ou após as refeições (contra diarreia).

Infusão. Usar 2 gramas de folhas em 100 ml de água fervente. Abafe por 20 minutos. Tomar três vezes ao dia, antes das refeições.

Decocção. Ferver 15 g de folhas de boldo em 1 litro de água por 2 minutos. Coar, adoçar e beber duas xícaras (chá) por dia. Indicado para colecistites e cálculos biliares.

Maceração. Macerar 2 folhas de boldo em uma xícara e acrescentar água. Deixar repousar por 6 a 10 horas. Tomar à noite e pela manhã, durante uma semana. Melhora o brilho e combate o cansaço da pele.

Maceração. Macerar 5 folhas em um copo d’água, tomar 2 a 3 vezes ao dia (ressaca alcoólica). Recomenda-se tomar antes e após ingestão de bebidas alcoólicas.

Chá de Boldo-do-chile Efeitos Colaterais e Advertências:

Não deve ser utilizado por pessoas com obstrução das vias biliares, doenças severas no fígado e nos casos de gravidez.

Usar cuidadosamente em pessoas com doença hepática aguda ou severa, colecistite séptica, espasmos do intestino e íleo e câncer hepático. Não exceder a dosagem recomendada.

Pode provocar vômitos se tomar doses maiores que as recomendadas.

Cuidados com a planta seca, as folhas dessecadas vão reduzindo os teores das substâncias citadas à medida que envelhecem, até tornarem-se inúteis tanto para fim medicinal quanto aromático.

Os estoques velhos deverão ser substituídos por folhas novas da última colheita.

Adquirir a planta somente em casas especializadas, visto que não cresce no Brasil e somente é encontrada na forma seca.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. PANIZZA, S. Plantas que Curam – Cheiro de Mato. IBRASA, São Paulo, 4a ed., 1997.
  2. Plantas que curam. Editora Três.
  3. BALMÉ, F. Plantas Medicinais. Editora Hemus, São Paulo, 2004.
  4. BALBACH, A. As Plantas que Curam. Editora Missionária, São Paulo, 2a ed., 1992.
  5. ALMEIDA, E. R. Plantas Medicinais Brasileiras: conhecimentos populares e científicos. Editora Hemus, São Paulo (SP), 1993.
  6. The Plant List: Peumus boldus.
  7. Wikipédia: Peamus boldus.

As informações transmitidas neste artigo não visam o tratamento de doenças específicas, possuem apenas um caráter informativo de educação em saúde!

Por este motivo, não devem ser utilizadas para o auto-diagnóstico, o auto-tratamento e a auto-medicação. Procure sempre seu médico para atendimento e tratamento.

Pesquisas Relacionadas:

Chá de Boldo-do-chile Como Fazer, Chá de Boldo-do-chile Para que Serve, Chá de Boldo-do-chile Nome Científico, Benefícios do Boldo-do-chile, Chá de Boldo-do-chile Propriedades Medicinais, Boldo-do-chile Emagrece, Chá de Boldo-do-chile é Bom Para Gastrite, Chá de Boldo-do-chile Ajuda na Menstruação, Chá de Boldo-do-chile Aumenta Pressão Arterial, Chá de Boldo-do-chile Aborta.

Compartilhe: