Pequenas porções de frutas vermelhas na dieta podem trazer diversos benefícios à saúde

Pequenas porções de frutas vermelhas na dieta podem trazer diversos benefícios à saúde

As frutas vermelhas têm função antioxidante, auxiliam o funcionamento do intestino e, em alguns casos, melhoram até mesmo a visão.

As frutas vermelhas caíram no gosto dos brasileiros e são simples de encontrar, com cascas bem características, em cores que variam de vermelho a roxo.

A safra teve início em novembro e vai até fevereiro, e, aproveitando que estamos na temporada, vou abordar as vantagens que essas frutas vermelhas trazem à nossa saúde em curto e médio prazo, mesmo quando consumidas em pequenas porções.

frutas vermelhas nutriela

Os exemplos mais comuns são amoras, acerolas, melancias, morangos, groselha, cerejas, uvas escuras, framboesas, ameixas e jabuticabas. Há algumas menos conhecidas por suas características, como a cranberry, a romã, o mirtilo e até mesmo o açaí.

As frutas vermelhas são ricas em vitamina B, que ajuda no funcionamento das células, tem potente ação antioxidante no organismo e contém magnésio, cálcio, antocianinas e compostos fenólicos – por isso podem ser consideradas auxiliares antienvelhecimento.

Há ainda a presença de vitamina C, que protege o corpo contra radicais livres, ajuda na digestão de gorduras e melhora o funcionamento do intestino; e de vitamina E, que ajuda a prevenir o corpo de cânceres e doenças no coração, por ser antioxidante.

Algumas dessas frutas vermelhas têm particularidades. O mirtilo e a framboesa, por exemplo, carregam um nutriente chamado luteína, que ajuda a manter a boa visão. A goji berry, natural de países orientais como a China, tem uma lista de vantagens: ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico, potencializa a energia, previne o câncer e cuida da pele.

Alguns estudos divulgados recentemente analisaram e comprovaram a efetividade das frutas vermelhas. O Journal of the American Heart Association, referência mundial em assuntos cardiológicos, publicou material que mostra que a ingestão de amoras e morangos pode reduzir as chances de um infarto, com apenas três ou mais porções por semana.

Em outro estudo, do Journal of Agricultural and Food Chemistry, a memória de idosos foi acompanhada e melhorou sensivelmente quando essas frutas começaram a ser consumidas.

A melhor parte é que não é complicado adicioná-las à dieta e não há contraindicações – a não ser, é claro, em casos de intolerância ou alergia.

As frutas vermelhas têm, em sua grande maioria, um sabor levemente adocicado, que pode substituir doces em uma dieta, tornando-a mais saudável.

Para não perder nenhum dos benefícios nutricionais, o recomendado é que sejam ingeridas em sua forma natural, mas também há geleias, bebidas e tortas derivadas.

Fonte: Minha Vida

Gostou do artigo sobre as frutas vermelhas? Então, compartilhe com os seus amigos!

Compartilhe: