Chá de Boldo-brasileiro: Benefícios, Cura Ressaca? Faz Mal?

Chá de Boldo-brasileiro: Benefícios, Cura Ressaca? Faz Mal?

Chá de Boldo-brasileiro: o boldo-brasileiro é uma das espécies mais importantes do gênero Plectranthus, com uma grande variedade de usos medicinais tradicionais em Hindu, bem como na medicina popular do Brasil, África Tropical e China.

É uma planta originaria da Índia, sendo encontrada hoje no mundo inteiro, inclusive em todo o território brasileiro.

No Brasil, o boldo-brasileiro é muito utilizado para o tratamento de problemas no fígado e digestão.

O sumo do boldo-brasileiro também é usado na prática etno-medicinal para tratar asma, bronquite e para o alívio de cólicas, flatulência e reumatismo.

O cataplasma feito a partir de suas folhas é aplicado sobre furúnculos, entorses e inchaços dolorosos para alívio.

Seu óleo essencial contém propriedades antialérgicas.

A decocção feita a partir de suas raízes é eficiente para o alívio de náuseas, gastrite, gonorreia, facilidade na evacuação e ajuda no relaxamento de espasmos intestinais.

O boldo-brasileiro tem uso científico comprovado como antidispéptico. A dispepsia é um problema comum, frequentemente causada pelo refluxo gastroesofágico ou gastrite.

A espécie Plectranthus barbatus faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

cha-de-boldo-brasileiro-beneficios-como-preparar-faz-mal chá de boldo-brasileiro

Chá de Boldo-brasileiro Nome Popular:

Boldo-brasileiro, boldo-nacional, boldo-do-brasil, boldo-de-jardim, boldo-africano, boldo-silvestre, falso-boldo, boldo-do-reino, malva-santa, malva-amarga, sete-dores, folha-de-oxalá, tapete-de-oxalá.

Chá de Boldo-brasileiro Nome Científico:

Plectranthus barbatus Andrews.

Chá de Boldo-brasileiro Receita:

Componentes: folhas secas. 3 folhas

Quantidade: água 150 mL

Como Preparar o Chá de Boldo do Brasil:

Infusão. Usar 3 folhas em uma xícara de água fervente.

Chá de Boldo-brasileiro Propriedades Medicinais:

Tônico, antidispéptico, eupéptico, hepático, colagoga, colerético, calmante, carminativo, antirreumático, estomáquico.

Chá de Boldo-brasileiro Para Que Serve:

Antidispéptico, azia, mal estar gástrico, ressaca, gastrite.

Chá de Boldo-brasileiro Bom Para Estômago:

O Boldo do Brasil ajuda na digestão, pois contém a boldina, um alcaloide conhecido por apresentar propriedades que estimulam o fluxo de bile pelo fígado.

A bile tem um papel importante na digestão e absorção de gorduras porque os ácidos biliares contidos na nela ajudam a reduzir as partículas de gordura nos alimentos em muitas partículas diminutas, cujas superfícies são atacadas pelas lipases.

Além disso, a bile também serve como meio de excreção de diversos produtos do sangue.

Chá de Boldo-brasileiro Bom Para o Fígado:

O boldo é aliado e bom para a saúde do fígado devido a sua capacidade de estimular a produção de bile e ser hepatoprotetor.

Reduz os Gases:

O boldo ajuda a reduzir os gases porque facilita o processo de digestão, diminuindo a quantidade de resíduos alimentares não digeridos para o intestino que seriam fermentados pelas bactérias.

Diminui a Prisão de Ventre:

O boldo é usado como um laxante suave. Contudo, deve ser consumido com moderação, pois em grandes quantidades e por longos períodos, pode causar irritação gástrica.

Chá de Boldo-brasileiro Emagrece?

O chá de boldo não emagrece, mas pode ajudar a desinchar a barriga porque ajuda a combater os gases intestinais, deixando a barriga mais lisa.

Chá de Boldo-brasileiro Bom Para Ressaca:

Um dos principais benefícios do boldo-brasileiro é que ele ajuda a estimular o funcionamento do fígado, provocando uma eliminação do álcool no organismo.

Como consequência, o mal-estar passa mais rápido. A planta tem um aroma forte, parecido com hortelã, e contém uma substância de sabor amargo chamado lactona. É essa substância a principal responsável por agir no fígado.

O boldo possui boldina que é hepatoprotetora, desintoxica e ajuda a estimular o fluxo de bile, ou seja, protege as células do fígado que estão sobrecarregas após o excesso de bebida alcoólica.

Chá de Boldo-brasileiro Benefícios:

Muita gente acha o sabor chá de boldo bem desagradável, mas ele pode ser muito útil para o organismo.

Um dos seus benefícios é o efeito calmante: ele melhora a sensação de bem-estar e faz com que você se sinta mais relaxado.

Além disso, ele também é rico em substâncias antioxidantes e tem propriedades antifúngica e antibacteriana.

Chá de Boldo-brasileiro Bom Para Gastrite?

Além de melhorar a digestão, o chá de boldo ainda diminui o desconforto da azia e dos gases.

Ele também é excelente para o bom funcionamento do fígado, ajudando a amenizar os enjoos causados pela ressaca, é indicado também para o tratamento da gastrite.

Como Fazer o Chá de Boldo-brasileiro:

Uso Interno. A cima de 12 anos. Infusão. Usar 1 a 3 folhas em uma xícara de água fervente e tomar de 1 a 3 xícaras de chá ao dia.

Uso Interno. Maceração. Fazer o sumo amassando 2 folhas frescas em 1 copo e completar com água. Aguardar 5 horas e tomar de 2 a 3 vezes ao dia.

Uso Externo. Acima de 12 anos. Insônia. Decocção. Usar sob a forma de banhos, age como tranquilizante e proporciona sono reparador.

Chá de Boldo-brasileiro Faz Mal?

Apesar de seus efeitos medicinais o chá não deve ser consumido durante muito tempo. Enquanto a baixa dosagem protege o fígado altas dosagens possuem o efeito contrário.

A literatura médica mostra que 15 dias de macerado de boldo desencadeia hepatite por excesso de princípios ativos no fígado.

O boldo também pode ser abortivo, causar vômitos, diarreia e até problemas no sistema nervoso.

Assim, é contraindicado para gestantes e mulheres que amamentam, assim como pacientes com pancreatite, hepatite, inflamação das vias biliares e cirrose.

Chá de Boldo-brasileiro Efeitos Colaterais e Advertências:

Não deve ser utilizado por gestantes, lactantes, crianças, hipertensos e portadores de obstrução das vias biliares.

Não usar no caso de tratamento com metronidazol ou dissulfiram, medicamentos depressores do SNC e anti-hipertensivos.

Doses acima das recomendadas e utilizadas por um período maior do que o recomendado,  podem causar irritação gástrica.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil – Nativas e Exóticas. Instituto Plantarum, Nova Odessa, 2.ed. 2008.
  2. CARIBÉ, J.; CAMPOS, J. E. Plantas que Ajudam o Homem – Guia Prático para a época atual. Pensamento-Cultrix, São Paulo, 1991.
  3. BARRACA, S. A. Cultivo de Horta Medicinal.
  4. The Plant List: Plectranthus barbatus.
  5. Wikipédia: Plectranthus barbatus.

Pesquisas Relacionadas:

Chá de Boldo-brasileiro Benefícios, Chá de Boldo-brasileiro Nome Científico, Chá de Boldo-brasileiro Para Que Serve, Chá de Boldo-brasileiro Bom Para Gastrite, Como Preparar o Chá de Boldo do Brasil, Como Fazer o Chá de Boldo-brasileiro, Chá de Boldo-brasileiro Bom Para Ressaca, Chá de Boldo-brasileiro Emagrece, Chá de Boldo-brasileiro Bom Para o Fígado, Chá de Boldo-brasileiro Bom Para Estômago, Chá de Boldo-brasileiro Faz Mal?

As informações transmitidas no blog da Nutriela não visam o tratamento de doenças específicas, possuem apenas um caráter informativo de educação em saúde!

Por este motivo, não devem ser utilizadas para o auto-diagnóstico, o auto-tratamento e a auto-medicação. Procure sempre seu médico para atendimento e tratamento.

Compartilhe: