Conheça 4 tipos de chá que melhoram muito a Saúde
Muitas pessoas consomem o chá por sua capacidade de acalmar e tranquilizar, mas a ciência tem descoberto, que os chás e infusões, em sua infinita variedade, têm uma ampla gama de propriedades medicinais, incluindo a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, além de auxiliar na redução do peso através da queima da gordura.
Chá verde
- É um alimento anti-inflamatório e antioxidante
- Melhora a recuperação muscular pelo potencial antioxidante
- Previne o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer
- Aumenta a termogênese e isso gasta mais calorias
- Pode diminuir o colesterol ruim
Benefícios do Chá Verde
O chá verde pode atuar de forma benéfica em algumas doenças como diabete mellitus 1, cardiopatias, infecções virais, inflamações em doenças degenerativas e até mesmo no câncer. Além disso, pelo seu potencial antioxidante, previne o envelhecimento e acelera o processo de recuperação muscular.
Um estudo realizado no Japão publicado na Revista Obesity (2007) constatou que a ingestão regular pode diminuir a gordura corporal ao mesmo tempo que diminui a circunferência da cintura. Além disso, as catequinas e a cafeína do chá podem atuar na termogênese aumentando o gasto calórico diário.
Quantidade recomendada
No mínimo, um litro de chá verde por dia para ter os benefícios.
Chá em folhas é mais eficiente
Os estudos nos mostram que o ideal é ingerir o chá das folhas. Em sachê, nem sempre vai ter as folhas. A indústria acaba misturando os talos também. E em cápsulas, ainda não foi comprovado um efeito benéfico como a ingestão do chá. Você pode encontrar o pacote com as folhas de chá verde no supermercado e em lojas de produtos naturais.
Cuidados
Quem tem insônia não deve tomar o chá após as 16h, pelo teor de cafeína. Também não é recomendado consumi-lo próximo às refeições, pois os fitatos diminuem a absorção de nutrientes como o ferro. Então, nada de terminar o almoço e logo consumir o chá verde.
Evite também açúcar e adoçante.
Chá Preto
O chá preto é elaborado com a planta Camellia sinensis, a mesma que origina o chá verde e o chá branco. Esta bebida se destaca por conter grandes quantidades de cafeína, substância que ajuda no emagrecimento, aumentando a queima de gorduras. Ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas.
Como é produzido: é feito com as folhas ainda mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante bem menor do que os outros dois chás e muita cafeína, que irá contribuir para a perda de peso.
Chás de mirtilo e sálvia
Os chás de ervas à base de folhas secas de mirtilo e da sálvia também são utilizados no controle da diabetes, segundo um artigo publicado em BattleDiabetes.com. O artigo atribui as propriedades hipoglicêmicas do mirtilo a uma substância chamada glicoquinina, composto reconhecido por sua capacidade para reduzir os níveis de açúcar no sangue.
O mirtilo também apresenta propriedades curativas em casos de neuropatia diabética que afeta a visão em pacientes com diabetes do tipo 2. O chá de sálvia, por sua vez, promove a atividade da insulina em diabéticos, segundo a mesma fonte, e é especialmente útil no controle glicêmico em pacientes com este tipo de diabetes.
Outra vantagem do chá de sálvia é sua capacidade de apoiar a função hepática. Os diabéticos e outras pessoas com fígado com baixo rendimento experimentam uma redução da resposta imunológica, fadiga e dores de cabeça.
Chá vermelho
Extraído da erva Camellia sinensis, assim como o chá branco e o chá verde, o chá vermelho é muito conhecido por seus benefícios, que trazem bons resultados para o corpo sem prejudicar a saúde. Se diferencia em relação aos outros na sua forma de processamento e fermentação, que é um pouco maior que às demais variedades.
Rico em sais minerais, vitamina C, cafeína, antioxidantes como flavonóides e polifenóis que combatem o envelhecimento precoce, o chá vermelho é famoso por acelerar o metabolismo e queimar as calorias.
Os benefícios do chá vermelho para nossa saúde são muitos. Além de agir no metabolismo, favorece a redução do colesterol, desintoxica, é antidepressivo e facilita a digestão.
Também é muito conhecido por ajudar a queimar as gorduras do organismo através da urina, combater o inchaço e diminuir o apetite.
Vale lembrar que, para ter ótimos resultados, principalmente na redução de peso é necessário aliar uma dieta balanceada ao consumo do chá vermelho.
O aconselhável é tomar até 4 xícaras ao longo do dia. Evite tomar durante o período da noite, por ser rico em cafeína, o chá vermelho pode atrapalhar o sono. Gestantes, pessoas com gastrite e arritmia cardíaca devem evitar consumir o chá vermelho.
O chá vermelho pode ser encontrado em forma de cápsulas, chá de saquinho ou solúvel. Todas estas formas podem ser encontradas nas casas de produtos naturais e possuem a mesma função.
Basta escolher qual forma mais agrada e saborear o chá vermelho, aproveitando todos os seus benefícios para a saúde.
Veja também:
- Dieta da Fertilidade: conheça os alimentos que aumentam suas chances de engravidar
- Chá de camomila para diabetes
- 10 agachamentos para malhar pernas e bumbum ( FÁCIL e PODEROSOS)
- (Tchau, gordura): método de super queima calórica para fazer em casa
- Matchá: 3 receitas com o chá que promete dissolver a gordura
- Alimentos para emagrecer e chapar a barriga
- Mix de suco e chá acelera o metabolismo e ajuda desinchar
- Chá e frutas cítricas podem prevenir câncer de ovário
- 14 tipos de chá para você ter mais saúde
- 5 Fórmulas de ervas para chás funcionais
3 respostas