Chá de Framboesa: Bom para Fertilidade, Ajuda no Parto, Combate Infecções
Chá de Framboesa: a framboesa é originária dos campos do centro e norte da Europa e de parte da Ásia.
O Chá de Framboesa é feito com as folhas da framboesa e é consumido há milhares de anos.
Chá de Framboesa Benefícios:
O chá deve ser preparado com a folha verde que fica junto à framboesa na planta, e entre seus benefícios, encontramos o tratamento de infecções e dores de garganta, além de prevenir o câncer de cólon entre outros tipos, e colaborar no combate ao envelhecimento precoce da pele.
Os benefícios não estão apenas na fruta, mas nas sementes e nas folhas.
Chá de Framboesa para Fertilidade:
O chá de framboesa é um dos mais populares usados para a fertilidade e pode ser usado até mesmo durante o ciclo menstrual, e não apenas até a ovulação.
Além disso, age fortalecendo o útero, prolongando a fase lútea, de forma a contribuir com a espessura adequada do endométrio e atua na prevenção de abortos espontâneos.
Por conter vitaminas e minerais diferentes, torna a concepção mais fácil, ajudando no fortalecimento e tonificação do útero, como o ferro, potássio, fósforo, vitamina A, C, E e do complexo B.
Chá de Framboesa para Acelerar o Trabalho de Parto:
A infusão de framboesa é um excelente remédio caseiro para acelerar o parto, utilizado muito popularmente e com comprovação científica é o chá de folhas de framboesa, pois possui propriedades que ajudam a tonificar e a preparar os músculos do útero para o parto, ajudando a que o trabalho de parto progrida a um bom ritmo e não seja tão doloroso.
Vários estudos indicam que, embora as substâncias da folha de framboesa não afetem a primeira fase do trabalho do parto, parecem facilitar a parte final da contração do útero e a saída do bebê, reduzindo as chances de complicações ao nascer, diminuindo a necessidade de usar instrumentos como fórceps ou ventosa.
O chá de folhas de framboesa pode, então, ser tomado no terceiro trimestre de gestação, a partir das 32 semanas, mas deve ser sempre feito com supervisão e orientação do obstetra.
Chá de Framboesa Nome Popular:
Framboesa, amora-framboesa.
Chá de Framboesa Nome Científico:
Rubus idaeus L.
Receita Chá de Framboesa:
Componentes: folhas. 2 colheres (sopa)
Quantidade: água 500 mL
Chá de Framboesa Como Preparar:
Decocção. Usar 2 colheres (sopa) das folhas em 500 ml água.
Chá de Framboesa Propriedades Medicinais:
Ação adstringente, anticancerígena, antiemética, antiescorbútica, anti-inflamatória, antioxidante, antipirética, antisséptica, antiespasmódica, antiviral, colerética, depurativa, descongestionante, diaforética, diurética, estimulante, hemostática, laxante.
Chá de Framboesa Para que Serve:
Por ser rica em vitamina C, o chá de framboesa é bom para combater gripes e resfriados, além de agir como um excelente tônico muscular.
O chá pode ser usado ainda para curar bronquites, regular o intestino, aliviar cólicas menstruais, ajudar na digestão, tratar problemas gástricos e intestinais e age como laxante e diurético.
Chá de Framboesa Como Fazer:
Uso Interno. Acima 12 anos. Decocção. Usar 2 colheres (sopa) das folhas em 500 ml água.
Quando a água estiver fervendo, misture com as folhas e tampe, deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. Coe e consuma. A dose indicada é de 2 a 3 xícaras de chá ao dia.
Chá de Framboesa Efeitos Colaterais e Contraindicações:
Pessoas com sensibilidade à aspirina não devem consumir o chá de framboesa em grandes quantidades, pois pode causar reações alérgicas. Além disso, o excesso de consumo pode agravar pedras nos rins e na bexiga em pessoas suscetíveis, pois contém ácido oxálico.
Em todos os estudos, as folhas de framboesa não causaram qualquer efeito colateral na grávida, nem no bebê, sendo consideradas seguras durante a gravidez, desde que seja feita orientação com um médico.
O uso do chá de framboesa por grávidas e lactantes deve ser indicado por um médico ou especialista.
O chá de folhas de framboesa não deve ser tomado nos casos em que:
- A grávida teve um trabalho de parto anterior rápido, que durou até 3 horas;
- Está planejada uma cesárea por motivos médicos;
- A gestante já teve uma cesárea ou parto prematuro antes;
- A mulher teve sangramento vaginal durante a gravidez;
- Existe histórico familiar ou pessoal de câncer gravidez
- grávida
- de mama ou ovário, endometriose ou miomas;
- O bebê está mal posicionado para o parto;
- A grávida teve algum problema de saúde na gravidez;
- Gravidez de gêmeos;
- O trabalho de parto tem que ser induzido.
Caso a gestante sinta contrações de Braxton Hicks depois de beber o chá, deve diminuir a sua quantidade ou parar de tomá-lo.
Veja também:
- Chá de Folha-da-fortuna: Anti-inflamatória, Cicatrizante, Diurética, Combate Úlceras
- Chá de Physalis: Reduz Colesterol, Purifica o Sangue, Aumenta Imunidade
- Chá de Fel-da-terra: Estimula o Apetite, Combate Cólica, Prisão de Ventre e Febre
- Chá de Eucalipto: Relaxa os Pés, Expectorante, Alivia Gripes, Asma e Bronquite
- Chá de Estévia: Tônico do Coração, Combate Obesidade e Diabetes, Emagrece
- Chá de Espinheira-santa: Antiácido Natural, Combate Azia e Dor de Estômago
- Chá de Erva-santa: Combate Dores, Inflamações, Alivia a Febre e Gripe
- Chá de Erva-mate: Diurético, Estimulante, Ajuda Emagrecer
- Chá de Erva-de-santa-maria: Vermífugo e Antisséptico Natural, Combate a Gripe
- Chá de Erva-de-bicho: Combate Hemorroidas, Melhora Circulação, Diurética
Fontes Consultadas:
- MILLS, Edward et al.. Herbal Medicines in Pregnancy & Lactation: An Evidence-Based Approach. United Kingdom: Taylor & Francis, 2006. 244-247.
- SIMPSON, M. et al. Raspberry leaf in pregnancy: its safety and efficacy in labor. Journal of Midwifery & Women’s Health. Vol.46. 51-59, 2001.
- Raspberry leaf tea in pregnancy: Information for mums-to-be. 2014. Disponível em: https://expectancy.co.uk/files/shop/downloads/7/raspberry_leaf_tea_leaflet_revised_2015.pdf
- Assessment report on Rubus idaeus L., folium. 2014. Disponível em: https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/final-assessment-report-rubus-idaeus-l-folium_en.pdf
- Wikipédia: Framboesa.
- The Plant List:Rubus idaeus.
- BUSHMAN, B.S.; et al. Chemical Composition of Caneberry (Rubus spp.) Seeds and Oils and Their Antioxidant Potential. J. Agric. Food Chem., vol.52, n.26, .7982-7987, 2004.
- Oomah, D. B.; Ladet, S.; Godfrey, D., V.; Liang, J.; Girard, B.; Characteristics of Raspberry (Rubus idaeus) Seed Oil. Food and Chemistry; vol. 69, n.2, p.187-193; 2000.
5 respostas