Chá de Baunilha: Benefícios, Para que Serve, Como Fazer, Receita

Chá de Baunilha: Benefícios, Para que Serve, Como Fazer, Receita

Chá de Baunilha: a baunilha é uma orquídea originária das regiões da América do Sul e Central, sendo muito comum no sudoeste do México, Guatemala e até mesmo no Brasil.

Uma das razões da qual a baunilha é um dos temperos mais caros do mundo é devido ao fato de que as flores devem ser polinizadas manualmente algumas horas antes de florescerem.

Atualmente, o extrato de baunilha vendido no mercado é a vanilina sintética ou até mesmo a vanilina natural muito diluída com álcool, pois o extrato puro é muito caro.

cha de baunilha cha-de-baunilha

Chá de Baunilha Benefícios:

A baunilha possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde do corpo.

Na composição da baunilha, algumas substâncias podem ser destacadas, sais minerais como magnésio, potássio e cálcio.

O chá de baunilha possui ação afrodisíaca, antiespasmódica, antisséptica, aromatizante, colerética, digestiva, emenagoga, estimulante e tônica geral.

Possui como mais importante princípio ativo a vanilina, substância antioxidante que previne o envelhecimento celular e as doenças que comprometem o funcionamento cerebral, por esse motivo esse chá é eficaz no combate ao Mal de Alzheimer.

Impede o aparecimento de células cancerígenas e freia o crescimento das já existentes.

Distúrbios do sono, transtornos de ansiedade, depressão e hiperatividade também podem ser amenizados com chá de baunilha graças ao seu poder calmante e relaxante muscular.

A vanila ainda ajuda no funcionamento digestivo, diarreias, discinesias hepatobiliares, dispepsias hiposecretoras, flatulências, melhora infecções urinárias e uterinas, espasmos, febres dinâmicas, falta de energia, esterilidade, melancolia, reumatismo crônico e impotência sexual.

Para uso medicinal, tanto o chá quanto o extrato natural podem ser utilizados.

Chá de Baunilha Nome Popular:

Baunilha, vanila, vanilla, vanile.

Chá de Baunilha Nome Científico:

Vanilla planifolia Jacks. ex Andrews.

Chá de Baunilha Receita:

Componentes: frutos secos. 1 vagem

Quantidade: água 150 mL

Chá de Baunilha Como Preparar:

Infusão. Usar uma vagem de baunilha e 1 saquinho de chá preto ou chá verde em uma xícara de água.

Chá de Baunilha Propriedades Terapêuticas:

Emenagoga, estimulante, antimicrobiana, digestiva, afrodisíaca, aromatizante, antioxidante e carminativa.

Chá de Baunilha Indicações:

Afecções uterinas e nervosas, corretor de sabor, diarreia, disquinesias hepatobiliares, dispepsias hiposecretoras, espasmos, esterilidade, estimulante, falta de energia, febres adinâmicas, flatulência, impotência, melancolia histérica, reumatismo crônico.

Na homeopatia é indicada para afecções nervosas e uterinas, convulsões, metrite, hipocondria, sozinha ou em mistura com outras ervas.

Dentre as principais propriedades da baunilha se destaca o seu efeito na diminuição da febre e de espasmos musculares.

Outro fato muito conhecido é seu efeito contra a proliferação de cáries.

Possui ações antimicrobianas e antioxidantes, que garantem a proteção do organismo contra os efeitos nocivos dos radicais livres, responsáveis por doenças como o câncer.

Chá de Baunilha Como Fazer:

A melhor forma de usar fazer o chá de baunilha é combinar com o uso do chá preto ou chá verde, devido a presença de antioxidantes e anti-inflamatórios na composição do chá.

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 1 vagem de baunilha e 1 saquinho de chá preto ou chá verde em uma xícara de água fervente. Adicionar o saquinho de chá preto à água fervente e deixar repousar por 5 minutos.

Preserve a xícara tampada para acelerar o processo de infusão. A seguir, adicionar a baunilha para aromatizar o chá e tomar quando estiver morno, pode ser adoçado com mel ou açúcar mascavo à gosto. Tomar 2 vezes ao dia.

Chá de Baunilha Advertências:

O óleo essencial puro pode causar efeitos neurotóxicos e problemas como dermatite de contato.

Caso usada em doses excessivas, pode causar náuseas. Pessoas com problemas intestinais, doenças no fígado, com enfermidades neurológicas e sensibilidade à baunilha devem evitar o uso.

Chá de Baunilha na Gravidez:

Não há estudos que confirmem a ação em mulheres grávidas e lactantes, desta forma, não se recomenda o uso nestas condições.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Health.com: 4 Fresh Uses for Vanilla.
  2. Plants for a Future. Vanilla planifolia – Jacks. ex Andrews.
  3. The Plant List: Vanilla planifolia ex Andrews.
  4. Wikipédia: Baunilha.

Compartilhe: