Chá de barba-de-velho: Benefícios, Indicações, Como Preparar, Propriedades Terapêuticas
Chá de barba-de-velho – A barba-de-velho distribui-se do Sudeste dos Estados Unidos até o sul do Chile e Argentina. No Brasil é encontrada em vários estados.
O uso popular é usada como anti-hemorroidal e contra o engorgitamento do fígado. O uso do suco da planta de maneira tópica contra hemorroidas.
No passado, registros indicam que a planta era utilizada no tratamento de Diabetes Tipo Mellitus, principalmente, no Sul do Estado de Louisiana (EUA).
O chá de T. usneoides também é utilizado com fins terapêuticos, como no tratamento de abscesso e no tratamento da dor reumática.
O uso popular em forma de infusão é indicado para problemas na bexiga, blenorragias, rins e em forma de xarope, contra bronquite crônica.
Sena e colaboradores (1996) descreveram o uso popular de folhas da espécie para tratar problemas reumáticos e desobstruir o fígado, e Costa e colaboradores (1989) propuseram o uso da planta na medicina popular como analgésico.
Possui alguns aspectos farmacológicos importantes como: efeito analgésico, atividade hipoglicêmica e anticolesterolêmica, atividade antioxidante, atividade antitumoral e atividade antiviral.
Geralmente é encontrada em áreas de elevada umidade atmosférica e não suporta intensa poluição.
Pelo fato de absorver os nutrientes do ar, também acumula poluentes. Por este motivo a planta é considerada bioindicadora de qualidade do ar.
Chá de barba-de-velho – Nome Popular
Barba-de-velho, barba-de-pau, samambaia, barba-espanhola, barba-de-macaco, barba-de-pai-ventura, cabelos-do-rei, crina-vegetal, erva-dos-bardonos, samambaia-de-norte.
Chá de barba-de-velho – NOMENCLATURA CIENTÍFICA
Tillandsia usneoides L.
Chá de barba-de-velho – FÓRMULA
Componentes: planta inteira. 3 colheres
Quantidade: água 200 mL
Chá de barba-de-velho – ORIENTAÇÕES PARA O PREPARO
Infusão e Decocção. Usar 3 colheres da erva seca em 200 ml de água.
Chá de barba-de-velho – PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Adstringente, anti-hemorroidal, anti-reumática, colagoga, antioxidante.
Chá de barba-de-velho – INDICAÇÕES
Indicada para dores e inflamações no reto, engorgitamento do fígado, hérnias, úlcera varicosa, varizes.
Chá de barba-de-velho COMO FAZER
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão e Decocção. Ferver 3 colheres da erva seca em 200 ml de água. O chá deve ser tomado cerca de 3 vezes durante o dia.
Chá de barba-de-velho – ADVERTÊNCIAS
Não foram encontrados, até o presente momento, registros em literatura relacionados à intoxicação pelo uso excessivo do referido vegetal.
Veja também:
- Chá de Avenca (Guia Completo)
- Chá de Assa-peixe (Guia Completo)
- Chá de Aspargo (Guia Completo)
- Chá de Artemísia (Guia Completo)
- Chá de Arruda (Guia Completo)
- Chá de Aroeira-da-praia (Guia Completo)
- Chá de Arnica-do-Brasil (Guia Completo)
- Chá de Arnica (Guia Completo)
- Chá de Anis-estrelado (Guia Completo)
- Chá de Anis (Guia Completo)
Fontes Consultadas:
- CORRÊA, P.M. Dicionário das plantas úteis do Brasil e das exóticas cultivadas. Brasília: Ministério da Agricultura/IBDF, 1984. 6v.
- ARRAMBARRI, A.M.; MANDRILE, E. Tillandsia (Bromeliaceae) : anatomia y etnofarmacologia. In: WORLD CONGRESS ON MEDICINAL AND AROMATIC PLANTS FOR HUMAN WELFARE, 2. Mendonza, november, 10-15, 1997. Mendonza, ICMAP, ISHS e SAIPA, 1997. P-475. Abstracts.
- The Plant List: Tillandsia usneoides
- Wikipédia: Tillandsia usneoides
- Revista Fitos Fiocruz.
4 respostas