Tomilho alivia tosses e é aliado do cérebro
Tomilho também é benéfico para os cabelos e pele e contribui para a redução de febres.
O tomilho (Thymus vulgaris) é uma planta medicinal que pertencente à família Lamiaceae. Ele é conhecido por suas propriedades culinárias e farmacológicas. O tomilho pode ajudar a reduzir febres e episódios de tosse em alguns pacientes.
Na Primeira Guerra Mundial o tomilho foi utilizado para tratar infecções e aliviar a dor. Na Roma Antiga os soldados utilizavam o tomilho no banho para proporcionar coragem.
Nutrientes
O tomilho é rico em óleos voláteis e minerais, sendo que o Timol é a principal substância que constitui esses óleos. Ele também é rico em substâncias bioativas como fenóis e flavonoides. Seus constituintes são afetados pelo clima e solo onde são cultivados.
Benefícios em estudo do tomilho
Alivia tosses:
Alguns estudos realizados com os extratos secos do tomilho mostraram que ajuda a reduzir os episódios de tosse em pacientes com bronquites quando comparados a placebo. Este benefício provavelmente ocorre devido a atividade antimicrobiana e antioxidante do tomilho.
Previne o envelhecimento cerebral:
Um estudo experimental em ratos publicado na revista científica Biochemical and Biophysical Research relata que o óleo de tomilho ajuda ao proteger contra mudanças relacionadas ao avanço da idade nas células cerebrais.
Contribui para a redução das febres:
Devido a sua composição química e atividades farmacológicas suas folhas e flores são usadas para vários propósitos como antiespasmódico, expectorante, antitussígeno e anti-inflamatório, podendo auxiliar na redução da febre.
Aliado da pele e cabelo:
O óleo de tomilho pode fazer parte da composição de pomadas no combate a acne e de shampoos para o tratamento de caspas.
Quantidade recomendada
A orientação é ingerir de 1 a 4 gramas da erva seca por dia.
Como consumir
O tomilho é muito versátil e pode ser utilizado em diversas preparações. Ele também pode ser consumido na forma de chá.
Cuidados ao consumir
A prevalência do uso de produtos de ervas medicinais á alta e continua a aumentar. É importante estar atento à segurança da utilização destes produtos, pois contém substâncias farmacologicamente ativas que podem interagir com outros medicamentos e por sua vez colocar em risco a saúde do paciente.
O tomilho reduz e pode até inibir o efeito do 5- Fluorouracil e não deve ser utilizado por pacientes em quimioterapia com este medicamento.
O tomilho reduz a concentração de hormônios da tireoide e deve ser utilizado com cuidado por pacientes que utilizam medicamentos tóxicos ao fígado.
Efeitos colaterais
Além dos problemas que o tomilho pode causar a algumas pessoas com condições de saúde específicas, ainda não existem estudos de toxicidade da erva.
Fonte consultada
Nutricionista Maria Emilia Fabre da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parental.
Fonte: Minha Vida
Veja também:
- 10 plantas que atraem energias positivas
- Como reduzir o sal na alimentação
- Saiba como usar ervas e especiarias para substituir o sal
3 respostas