Chá de Porangaba: Combate Celulite, Ácido Úrico, Emagrece, Diurético, Tônico do Coração
Chá de Porangaba: a porangaba ou é uma pequena árvore brasileira que pode ser encontrada predominantemente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás. Também é encontrada em florestas tropicais da Argentina e do Paraguai.
No Brasil, a árvore é botanicamente classificada como Cordia salicifolia, sendo popularmente chamada de café-do-mato, pois produz um fruto de cor avermelhada semelhante a um grão de café torrado, do qual se fabrica um chá que é consumido como um substituto do café.
Já no Paraguai, a mesma árvore é classificada como Cordia ecalyculata.
Benefícios do Chá de Porangaba:
A erva é amplamente consumida no Brasil como suplemento para perda de peso, vez que diminui o apetite, age como um diurético e reduz depósitos de gordura e celulite.
Além das propriedades diuréticas, a porangaba é um bom tônico para o coração, pois pode estimular a circulação em geral.
Também é utilizada para aliviar tosses, regular a função renal, diminuir a quantidade de ácido úrico no corpo e para curar feridas externas.
Chá de Porangaba Emagrece?
O chá possui potente efeito diurético, combatendo a retenção de líquidos, estimula a circulação e acaba a flacidez no corpo, varizes e celulite.
Quando associado a uma drenagem linfática ou tratamento similar, traz ótimos resultados.
Tomar antes das refeições dá sensação prolongada de saciedade, fazendo com que se coma menos durante o dia, ajudando assim no emagrecimento.
Alguns estudos indicam que o chá de porangaba ajuda na inibição do apetite, sobretudo na diminuição e na vontade de comer doces, pois esse é um problema para muitas pessoas, já que o açúcar em excesso engorda e contribui para o diabetes.
Por isso, quem está propenso a esta situação deve começar a tomar a porangaba o quanto antes.
O chá é um excelente estimulante e energético, ainda mais quando associado ao guaraná, chá verde ou ginseng, por isso é que o chá de porangaba é usado como componente de diversos suplementos para emagrecer e queimar gorduras.
Porangaba Nome Popular:
Porangaba, bugrinho, café-do-mato, cafezinho, caraiba, chá-de-bugre, chá-de-frade, chá-de-soldado, laranja-do-mato, laranjinha-do-mato, louro-salgueiro, rabugem.
Porangaba Nome Científico:
Cordia salicifolia Cham.
Receita Chá de Porangaba:
Componentes: folhas secas, casca do fruto, cascas do tronco. 3 colheres (chá)
Quantidade: água 1L
Como Preparar Chá de Porangaba:
Infusão. Usar 3 colheres (chá) em 1 litro de água.
Chá de Porangaba Propriedades Medicinais:
Antiviral, antitussígena, béquica, cardiotônica, cicatrizante, diurética (forte, sem soltar o intestino), energética, estimulante da circulação, estimulante, estomáquica, febrífuga, refrigerante, supressor do apetite, tônica.
Para que Serve Chá de Porangaba:
O chá de porangaba é indicado para combater a celulite, prevenir depósito de gorduras nas artérias, diarreia, edemas, emagrecer abdômen, estimular a circulação, gastrite, inchaço das pernas, obesidade, pernas inchadas, reumatismo, reduzir o apetite, tosse, úlcera, vírus da herpes tipo 1.
Como Fazer Chá de Porangaba:
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Aqueça 1 litro de água e assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione 3 colheres (chá) de porangaba picada e tampe. Deixe a mistura descansando durante 15 minutos, coe as folhas e tomar 2 a 3 xícaras durante o dia.
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar 1 colher (sopa) em uma xícara de água. Tomar duas a três vezes ao dia, 30 minutos antes de refeições.
Chá de Porangaba Efeitos Colaterais e Contraindicação:
As pessoas que sofrem com ansiedade, insônia, nervosismo, estresse devem tomar muito cuidado com o consumo da porangaba, devido aos seus efeitos estimulantes.
Assim como quem sofre com problemas cardíacos ou hipertensão, pois o chá de porangaba tem ação cardiotônica e pode interagir com outros medicamentos.
Não pode ser consumido sem o conhecimento de seu cardiologista.
Pode causar irritação no estômago em pessoas sensíveis.
Veja também:
- Chá de Polígala: Expectorante, Combate Problemas Respiratórios, Asma e Bronquite
- Chá De Poejo: Digestivo, Combate Gripe, Resfriado, Aftas e Gases, Estimula o Fígado
- Chá de Pitanga: Combate Bronquite, Tosse, Febre, Hipertensão e Ansiedade
- Chá de Pinhão-roxo: Combate Reumatismo, Gota, Aftas, Purgativo e Anti-inflamatório
- Chá de Picão-preto: Anti-inflamatório, Combate Hipertensão, Úlcera, Diabetes e Amigdalite
- Chá de Pêssego: Antioxidante, Cicatrizante da Pele, Expectorante, Diurético
- Chá de Pau-ferro: Cicatrizante, Combate Asma, Coqueluche, Bronquite e Diabetes
- Chá de Pau-de-andrade: Cicatriza Feridas, Combate Úlceras e Infecções, Anti-inflamatório
- Chá de Pata-de-vaca: Controla Diabetes e Colesterol, Elimina Pedra nos Rins, Cicatrizante
- Chá de Pariparoba: Anti-inflamatório, Cicatrizante, Alivia Bronquite, Úlceras, Reumatismo
Fontes Consultadas:
- ALONSO, J., Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos, Ed. Corpus, 2004
- ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013
- COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia, 2ª ed, Cejup, 1994.
- LORENZI, H., Mattos, F.J.A., Plantas Medicinais no Brasil – nativas e exóticas. Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2002.
- Wikipédia: Cordia salicifolia.