Chá de Pariparoba: Anti-inflamatório, Cicatrizante, Alivia Bronquite, Úlceras, Reumatismo
Chá de Pariparoba: a pariparoba é uma planta medicinal brasileira que pode ser encontrada em diferentes regiões, desde a Amazônia até o Rio de Janeiro. Contudo, é encontrada com mais frequência nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
É conhecida pelos povos Tupi como caapeba, onde “caa” significa folha e “peba” significa larga, é um subarbusto ereto, perene, bastante ramificado e suas folhas tem um sabor amargo e um aroma agradável de menta.
Benefícios do Chá de Pariparoba:
O chá de pariparoba feito com as folhas é anti-inflamatório, cicatrizante, alivia bronquite, asma, úlceras, reumatismo e hemorroidas, além de ser ótimo para o pâncreas, estômago, fígado e baço.
Suas folhas são usadas sobre tumores e feridas e sua raiz é muito benéfica para dor de dente.
Modo de Conservar a Pariparoba:
As raízes, folhas e caules são secos ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em sacos de papel ou de pano, em separado.
Princípios Ativos do Chá de Pariparoba:
O chá de pariparoba contém óleo essencial, substâncias fenólicas, esteroides, mucilagens e pigmentos.
Pariparoba Nome Popular:
Pariparoba, aguaxima, caapeba, caá-peuá, caena, capeba, capeba-do-campo, capeba-do-norte, catajé, lençol-de-santa-barbara, malvarisco, manjerioba, pariparoba-do-mato, pariparova, periparoba, aguaxima.
Pariparoba Nome Científico:
Piper umbellatum L.
Receita Chá de Pariparoba:
Componentes: folhas, raízes, cascas do tronco, sementes. 30 gramas de folhas
Quantidade: água 750 mL
Como Preparar Chá de Pariparoba:
Infusão e Decocção. Usar 30 gramas de folhas em 750 ml de água.
Chá de Pariparoba Propriedades Medicinais:
Anti-reumática, antianêmica, antiespasmódica, anti-gonorreica, anti-inflamatória, colagoga, desobstruente, desopilante do fígado, diurética, emoliente, estomáquica, febrífuga, hemorroidal, laxativa, sudorífera, tônica, vermífuga.
Para que Serve Chá de Pariparoba:
O chá de pariparoba é indicado para afecção do fígado e baço, anemia, atonia do estômago, azia, digestão, distúrbio renal, erisipelas, escrofulose, febre, fermentação intestinal, furúnculo, gastralgia, hepatite, ingurgitamento do fígado e do baço, lavar ferida, malária, moléstias crônica do fígado, prisão de ventre, resfriado, reumatismo, tumor.
Como Fazer Chá de Pariparoba:
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão ou decocção. Usar 30 gramas de folhas em 750 ml de água. Tomar 3 xícaras de chá diariamente.
Uso Externo. Cataplasma. Maturação de Furúnculos, Queimaduras Superficiais, Dores de cabeça, Reumatismo. Lave muito bem, enxugue e fatie 1 folha fresca. Coloque em um pilão e amasse bem. Espalhe em um pano e exponha ao vapor de água em fervura. Espere amornar e aplique, ainda morno, sobre o local afetado, na forma de cataplasma, 2 vezes ao dia.
Uso Externo. Compressas para Problemas de Pele. Triturar as partes da pariparoba e ferver, espere amornar e aplique nas partes afetadas, em forma de compressas ou usar em banhos.
Garrafada de Pariparoba:
Uso Interno. Acima de 12 anos. Indicada para Debilidade Orgânica, Estimulante das Funções (estomacais, hepáticas, pancreáticas e do baço).
Coloque 2 colheres (sopa) de raízes e folhas picadas em 1 garrafa de vinho branco seco. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome 1 cálice, antes das principais refeições.
Xarope de Pariparoba:
Uso Interno. Indicado para Afecções das Vias Respiratórias (Tosses e Bronquites), Febres.
Coloque 1 colher (sopa) de folhas e caules picadas em 1 xícara (café) de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Adicione 2 xícaras (café) de açúcar cristal. Leve novamente ao fogo brando, até dissolver completamente o açúcar. Tome 1 colher (sopa), de 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar somente metade da dose.
Chá de Pariparoba Efeitos Colaterais e Contraindicação:
Usada em dose acima da indicada pode provocar náuseas, vômitos, cólicas, diarreia, pequena elevação de temperatura, cefaleia, tremores nos membros que podem evoluir até a paralisia, erupções urticosas na pele, aumento da diurese.
Doses muito acima do normal pode causar inflamação colecística e pielorenal, dores nas regiões hepato-vesicular, lombar e vesical, ematuria, presença de cristais de oxalato, uratos, de bile e de alguns resíduos celulares, sedimentos e resina na urina.
O tratamento com qualquer forma de aplicação da pariparoba é contraindicado para pacientes gestantes ou ainda em fase de lactação.
Veja também:
- Chá de Orégano: Combate Dor de Cabeça, Falta de Apetite e Dificuldade Menstrual
- Chá de Noz-moscada: Afrodisíaco, Diurético, Estimula o Cérebro, Combate Diarreia e Cólica
- Chá de Mulungu: Sedativo e Calmante Natural, Combate Insônia, Dor Reumática e Muscular
- Chá de Moringa: Emagrece, Melhora Circulação, Combate Diabetes e Ansiedade
- Chá de Morango: Combate Anemia, Diarreia, Disenteria, Ácido Úrico e Colesterol
- Chá de Mil-folhas:Melhora a Circulação, Alivia Febre, Combate Varizes e Hemorroidas
- Chá de Mentrasto: Combate Cólica Intestinal e Menstrual (TPM), Gases, Reumatismo
- Chá de Melissa: Calmante, Combate Insônia, Diminui Gases e Cólicas Intestinais, Regula Menstruação
- Chá de Meliloto: Tonificante, Melhora a Circulação Sanguínea, Combate Insônia, Gripe
- Chá de Melhoral: Expectorante, Combate Tosse, Bronquite, Febre, Gripes e Náuseas
Fontes Consultadas:
- SANTOS, C. A. M.; TORRES, K. R.; LEONART, R. Plantas Medicinais – Herbarium, Flora et Scientia. Editora Ícone, São Paulo, 2a ed., 1988. (Coleção Brasil Agrícola)
- BALBACH, A. As Plantas que Curam. Editora Missionária, São Paulo, 2a ed., 1992.
- Plantas que Curam. Cheiro de Mato. Sylvio Panizza. 1997.
- ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013.
- LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas Medicinais no Brasil – Nativas e Exóticas. Instituto Plantarum, Nova Odessa, 2.ed. 2008.
- CARIBÉ, J.; CAMPOS, J. E. Plantas que Ajudam o Homem – Guia Prático para a época atual. Pensamento-Cultrix, São Paulo, 1991.
- The Plant List: Piper umbellatum.
- Wikipédia: Piper umbellatum.