Chá de Noz-moscada: Afrodisíaco, Diurético, Estimula o Cérebro, Combate Diarreia e Cólica
Chá de Noz-moscada: a noz-moscada é uma planta originária das Ilhas Banda, que fazem parte da província Indonésia das Ilhas Molucas.
Benefícios do Chá de Noz-moscada:
A noz-moscada possui propriedades tônicas, digestivas, afrodisíacas e diuréticas. Indicada em casos de asma e soluço, além de estimular o cérebro e ser ótima para tratar diarreias, cólicas e problemas intestinais.
Os efeitos benéficos da noz-moscada são atribuídos a miristicina destacando-se dentre eles as ações inseticidas e fungicidas.
Comprovou-se que a miristicina, se administrada corretamente, é capaz de estimular a regeneração das células hepáticas, aumentar a contração muscular da bexiga, útero e intestino, ativar a grutationa S transferase (preventivo na formação de tumores) e ajudar em casos de depressão.
Composta majoritariamente por gorduras e óleos essenciais, a noz-moscada é mais conhecida como condimento, devido ao seu aroma e sabor característicos, sendo bastante utilizada no preparo de diversas receitas culinárias.
Além disso, esta semente também é usada medicinalmente e traz muitos benefícios para a nossa saúde, na forma de chá.
Noz-moscada Nome Popular:
Noz-moscada, moscadeira.
Noz-moscada Nome Científico:
Myristica fragrans Houtt.
Receita Chá de Noz-moscada:
Componentes: noz. ½ noz-moscada ralada
Quantidade: água 1L
Como Preparar Chá de Noz-moscada:
Infusão. Usar ½ noz-moscada ralada em 1 litro de água.
Chá de Noz-moscada Propriedades Medicinais:
Digestiva, aperiente, afrodisíaca, anti-inflamatória, carminativa, diurética, emoliente, estomáquica, sedativa, tônica.
Para que Serve Chá de Noz-moscada:
Cólicas intestinais e de estômago, asma, arrotos, soluços, flatulências, fraqueza de estômago, dores reumáticas, inflamações.
O chá de noz-moscada serve para melhorar a digestão, acabar com a insônia e amenizar as dores de dente, além de atuar como estimulante e afrodisíaco. Também possui propriedades hipotensivas, o que significa que pode reduzir a pressão arterial.
Como Fazer Chá de Noz-moscada:
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Para aproveitar melhor todas as propriedades da noz-moscada, o indicado é ralar antes de preparar o chá. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente ½ noz-moscada ralada. Deixe a mistura descansar por 3 minutos. Após este tempo, coe o chá, utilizando uma peneira bem fina. Tomar uma xícara por dia.
Não tome a infusão continuamente, tome no máximo por 10 dias, em seguida pare por 5 dias. Tome apenas uma xícara de infusão por dia. Lembre-se de que certos produtos são potentes e podem causar efeitos colaterais.
Chá de Noz-moscada Efeitos Colaterais e Contraindicação:
O chá de noz-moscada não deve ser consumido por mulheres grávidas, lactantes e nem por crianças menores de 2 anos de idade.
Em grandes quantidades, o consumo desta especiaria pode ocasionar efeitos adversos à saúde, incluindo intoxicação e alucinações.
O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 gramas do seu pó pode causar descontrole motor, despersonalização e alucinações visuais e auditivas.
O consumo excessivo pode incluir outros sintomas como náusea, tontura, palpitações, sudorese e, em casos graves, até o coma.
As preparações culinárias que incluem a noz-moscada dificilmente atinge o limite máximo recomendado, que é de até 2 colheres (chá) para um indivíduo adulto, mas também depende do peso, idade e susceptibilidade individual.
Atenção e Cuidados com a Miristicina:
Todas as referências a esta planta relatam que embora apresente propriedades medicinais, o componente miristicina pode atuar como narcótico e tóxico se ingerido em grandes quantidades.
Segundo pesquisa científica, são necessárias 20 gramas de noz-moscada para desencadear efeitos psicoativos e alucinógenos.
Essa quantidade contém aproximadamente 210 mg de miristicina, 70mg de elemicina e 39mg de safrol, que podem ser convertidos para as formas potencialmente causadoras de dependência química semelhante a causada pelo consumo de anfetaminas.
Avaliação de Risco:
A toxicidade da miristicina é baixa, pois apesar de existir em diversos alimentos, através da utilização de noz-moscada, endro ou salsa na preparação destes, a sua concentração é muito baixa.
Entretanto, essa informação não invalida o fato de a miristicina em determinadas concentrações pode induzir alterações comportamentais.
A dose de miristicina que induz toxicidade é 1–2 mg/kg de peso corporal e a DL50 >1000 mg/kg.
Veja também:
- Chá de Mulungu: Sedativo e Calmante Natural, Combate Insônia, Dor Reumática e Muscular
- Chá de Moringa: Emagrece, Melhora Circulação, Combate Diabetes e Ansiedade
- Chá de Morango: Combate Anemia, Diarreia, Disenteria, Ácido Úrico e Colesterol
- Chá de Mil-folhas:Melhora a Circulação, Alivia Febre, Combate Varizes e Hemorroidas
- Chá de Mentrasto: Combate Cólica Intestinal e Menstrual (TPM), Gases, Reumatismo
- Chá de Melissa: Calmante, Combate Insônia, Diminui Gases e Cólicas Intestinais, Regula Menstruação
- Chá de Meliloto: Tonificante, Melhora a Circulação Sanguínea, Combate Insônia, Gripe
- Chá de Melhoral: Expectorante, Combate Tosse, Bronquite, Febre, Gripes e Náuseas
- Chá de Melão-de-são-caetano: Combate Sarna, Piolhos, Diabetes e Cicatriza Feridas
- Chá de Marupazinho: Analgésico, Combate Diarreia, Disenteria, Hemorroida e Amebíase
Fontes Consultadas:
- Encyclopaedia Britannica: Nutmeg.
- Gernot-Katzer´s Spice Pages (2004): Nutmeg and Mace.
- Ageless: Herbal remedies using nutmeg.
- Revista do Instituto Adolfo Lutz (2008): Conteúdo de miristicina em preparados de noz- moscada.
- The Vaults of Erowid (2009): Myristica fragrans – An Exploration of the Narcotic Spice.
- The Plant List: Myristica fragrans.
- Wikipédia: Myristica fragrans.