Chá de Maracujá: Reduz a Pressão Alta e Ansiedade, Calmante, Combate Insônia, Vermífugo
Chá de Maracujá: o maracujazeiro é originário da América Tropical, com mais de 150 espécies nativas do Brasil.
O maracujá pode ser usado na formulação de remédios caseiros, chás ou tinturas, e podem ser usadas as folhas, flores ou o fruto do maracujá.
Benefícios do Chá de Maracujá:
O maracujá apresenta benefícios que ajudam no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, depressão ou hiperatividade, e no tratamento de problemas de sono, nervosismo, agitação, pressão alta ou inquietação.
Além disso, também pode ser usado para emagrecer e no combate ao envelhecimento, pois está repleto de antioxidantes como as vitaminas A e C, e apresenta propriedades diuréticas.
O maracujá é uma boa fonte de carboidratos, contém vitaminas (A, C, complexo B), é rico em minerais (cálcio, fósforo e ferro).
Os alcaloides presentes no maracujá podem contribuir para uma dilatação da artéria coronária.
Apresenta propriedades depurativas, sedativas e anti-inflamatórias. As sementes atuam como vermífugo. Por essas características está incluído na Farmacopeia Brasileira.
Os efeitos calmantes da planta, especialmente em quadros insones e ansiosos, foram confirmados pelo Ministério da Saúde.
Maracujazeiro tem uso científico comprovado como ansiolítico e sedativo leve. Pode ser preparado como infuso ou tintura.
A espécie Passiflora incarnata faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
Princípios Ativos do Chá de Maracujá:
O maracujá possui alcaloides, bioflavonoides, pigmentos, pectina e ácidos orgânicos.
Maracujá Nome Popular:
Maracujá, flor-da-paixão, maracujá-guaçu, maracujá-silvestre, passiflora.
Maracujá Nome Científico:
Passiflora incarnata L.
Receita Chá de Maracujá:
Componentes: folhas, flores, frutos, sementes. 3 g
Quantidade: água 150 mL
Como Preparar o Chá de Maracujá;
Infusão. Usar 3 g de folhas em uma xícara de água fervente.
Chá de Maracujá Propriedades Medicinais:
Ansiolítico, sedativo leve, diurético, depurativo, anti-inflamatório, calmante, antitérmico, vermífugo, antiespasmódico.
Para que Serve o Chá de Maracujá:
O chá de maracujá é bom para combater dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbação nervosa da menopausa, insônia, além de taquicardia nervosa, doenças espasmódicas, nevralgias, asma.
Como Fazer Chá de Maracujá:
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Ansiedade, nervosismo, insônia. Usar 3 g de folhas em uma xícara de água fervente. Tomar uma xícara do chá, 10 a 15 minutos após o preparo, duas a quatro vezes ao dia.
Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Usar 6 a 10 g de folhas verdes (3 a 5 g folhas secas) em 250 ml de água, colocar para ferver e deixar destampado para eliminar excesso de ácido cianídrico liberados pelos glicosídeos cianogênicos. Coar e tomar uma xícara antes de dormir para induzir o sono ou até 3 vezes ao dia.
Uso Externo. Compressas e Cataplasma. Decocção. Usar 2 colheres(sopa) de folhas fatiadas em uma xícara de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos e coe. Aplique nas regiões afetadas, com uma gaze ou pano. No caso de hemorroidas, pode-se adicionar a água morna e fazer banho de assento.
Para inchaço nos olhos, queimaduras e irritações na pele, são usadas compressas e para queimaduras e feridas, o suco pode ser aplicado em forma de cataplasma.
Uso Interno. Tintura. Perturbação nervosa da menopausa, insônia, histeria, normalizar a pressão arterial. Usar 2 colheres (sopa) de folhas bem picadas em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%. Deixar em maceração por 5 dias e coe. Tomar 1 colher (café) diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia, e se necessário, uma colher à noite, antes de deitar.
Geleia de Maracujá:
Cortar pela metade 1 Kg dos frutos maduros e retire as sementes com uma colher. Passe numa peneira para extrair das sementes a parte do melaço acidulado, apertando com um garfo e reserve.
Coloque em uma panela as metades dos frutos, cobrindo-os com água e cozinhe até que amoleça bem a polpa. Desligue o fogo e espere amornar, em seguida, retire com uma colher a polpa das cascas e passe por uma peneira, obtendo uma massa.
Coloque essa massa numa panela, junto com o melaço que estava reservado e adicione 3 copos de açúcar. Misture bem e leve para cozinhar em fogo brando, mexendo sempre, até adquirir a consistência de geleia. Deixe amornar e coloque em vidros, fechando hermeticamente.
Chá de Maracujá Efeitos Colaterais e Contraindicação:
O principal efeito colateral da Passiflora é a sonolência excessiva e por isso é recomendado não operar máquinas, nem dirigir porque os reflexos podem ficar reduzidos.
Em casos muito raros podem surgir sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e taquicardia.
A Passiflora está contraindicada para pacientes com hipotensão arterial.
Também não deve ser consumido com bebidas alcoólicas, nem com outros medicamentos calmantes, com efeito sedativo ou anti-histamínico.
Esse fitoterápico não deve ser consumido durante a gravidez, nem por crianças com menos de 12 anos de idade.
Seu uso pode causar sonolência. Não usar em casos de tratamento com sedativos e depressores do sistema nervoso. Não utilizar cronicamente.
Veja também:
- Chá de Manjerona: Combate Má Digestão, Tosse, Gripe, Alivia o Estresse e a Ansiedade
- Chá de Manjericão: Digestivo, Combate Má-digestão, Azia, Tosse, Alivia Dor de Garganta
- Chá de Manga: Combate Bronquite, Asma, Tosse, Gengivite, Diarreia e Hemorroidas
- Chá de Malva: Combate Prisão de Ventre, Dor de Garganta, Solta o Catarro, Cicatrizante, Antisséptico
- Chá de Macela: Analgésico, Anti-inflamatório, Digestivo, Combate Disenteria, Aumenta Imunidade
- Chá de Maca Peruana: Aumenta Libido, Reduz Ansiedade e Sintomas da Menopausa
- Chá de Maçã: Afrodisíaco, Combate Diabetes, Colesterol, Emagrece, Aumenta Imunidade
- Chá de Louro: Combate Dor Muscular, Artrite, Fungos nas Unhas, Tosse e Bronquite
- Chá de Lótus: Afrodisíaco, Rejuvenescedor, Combate Hemorragia e Regula Pressão Arterial
- Chá de Losna: Combate Febre, Cólica Menstrual, Falta de Apetite, Gases e Diarreia
Fontes Consultadas:
- TESKE, M.; TRENTINI, A. M. M. Compêndio de Fitoterapia. Herbarium, Curitiba (PR), 3ª ed. 1997.
- Plantas que Curam. Sylvio Panizza. 1997.
- SIMÕES, C. M. O. et al. Plantas da Medicina Popular no Rio Grande do Sul. Editora da UFRGS, Porto Alegre (RS), 3ª ed., 1989.
- BIAZZI, E. S. Saúde pelas Plantas. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí (SP), 10ª ed. 1996.
- USP/ESALQ (Estágio Supervisionado, 1999): Cultivo da Horta Medicinal.
- The Plant List: Passiflora alata.
- Wikipédia: Passiflora incarnata.
- Wikipédia: Maracujá.
- ALONSO J. Tratado de Fitofármacos y Neutracéuticos, 1°ed, Argentina, 2004.
- ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013.
9 respostas