Chá de Garcinia: Ajuda Perder Peso, Combate Colesterol e Triglicerídeos

Chá de Garcinia: Ajuda Perder Peso, Combate Colesterol e Triglicerídeos

Chá de Garcinia: a garcinia é uma pequena árvore das florestas de Camboja, Sul da África, e da Polinésia, além de ser cultivada na Índia e em países do Extremo Oriente. Na Índia é usada para o preparo do caril e para a conservação de alimentos.

A garcinia é uma planta que possui uma fruta amarga de cor-roxa, comumente chamada de garcinia. Pertence à família Citrus, a mesma de laranjas e limões.

Chá de Garcinia Ajuda Perder Peso, Combate Colesterol e Triglicerídeos Nutriela
Chá de Garcinia Ajuda Perder Peso, Combate Colesterol e Triglicerídeos

Chá de Garcinia Benefícios:

A garcinia é uma fruta exótica utilizada como medicamento fitoterápico para a perda de peso.

Usada como um inibidor de apetite natural, contém em sua casca ácido hidroxicítrico (HCA), uma substância capaz de atuar no metabolismo de gorduras e carboidratos, que também está relacionada com a inibição do apetite.

A garcinia é utilizada principalmente para ajudar no emagrecimento, tornando-se uma alternativa natural a medicamentos que tem efeitos colaterais indesejáveis sobre o sistema nervoso central.

Além de emagrecer, o extrato seco de Garcinia cambogia ainda pode atuar como protetor do estômago e do fígado.

Na medicina tradicional as partes utilizadas são a casca seca do fruto, a casca do caule e as folhas jovens. O fruto se parece com uma pequena abóbora e tem o tamanho de uma laranja.

Chá de Garcinia Nome Popular:

Garcinia, citrino, malabar, tamarindo, goraka e árvore-do-petróleo.

Chá de Garcinia Nome Científico:

Garcinia cambogia Desr.

Receita Chá de Garcinia:

Componentes: cascas secas dos frutos, fruto. 3 a 5 frutos secos (mesocarpo)

Quantidade: água 1L

Chá de Garcinia Como Preparar:

Decocção. Usar de 3 a 5 frutos secos em 1 litro de água.

Chá de Garcinia Propriedades Medicinais:

Hepática, hipocolesterolêmica, lipolítica. Reduz a absorção de colesterol e triglicerídeos. Aumentar a sensação de saciedade (diminuir a fome).

Chá de Garcinia Para que Serve:

O chá de garcinia é bom para combater a obesidade, ajuda inibir o apetite, colesterol, triglicerídeos, uremia e problemas no fígado devido malária.

A garcinia também é indicada para constipação, disenteria, reumatismo, úlceras, auxílio e prevenção do armazenamento de gordura no organismo, emagrecimento, melhora os níveis de energia, reforço do sistema imunológico.

Chá de Garcinia Como Fazer:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Colocar 3 a 5 frutos secos em 1 litro de água fria e ferver. Deixar em infusão 3 a 5 minutos após levantar fervura (deve permanecer tapado). Tomar 3 xícaras durante o dia.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Leve ao fogo 2 colheres (sopa) de folhas da garcinia, juntamente com meio litro de água filtrada. Deixe ferver por 10 minutos, então coe e beba o chá duas vezes por dia.

As frutas podem ser infundidas no chá, embora o gosto seja muito amargo. Neste caso, misturar a garcinia com outras ervas podem tornar o sabor do chá mais palatável. Também pode ser tomada em forma de cápsulas ou extrato.

Chá de Garcinia Efeitos Colaterais e Contraindicação:

É importante que o uso da garcinia seja feito conforme a orientação do fitoterapeuta ou nutricionista para evitar efeitos colaterais, como náuseas, dor de cabeça, tonturas, dor abdominal, febre, boca seca e dor de estômago, por exemplo.

Além disso, essa planta não deve ser usada em gestantes, crianças, diabéticos, portadores de Alzheimer, demência e pessoas que fazem uso de antidepressivos que promovem o aumento da serotonina, uma vez que a garcinia também promove o aumento de serotonina, podendo se tornar tóxico para o organismo.

O uso de doses maiores pode causar intoxicação.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. RADOMINSKI, R. O uso dos suplementos dietéticos no tratamento da obesidade.
  2. MURER, C.C et al. Efeitos da Suplementação com Garcinia cambogia em Desportistas. Ciênc. Biol. Saúde, Londrina, v.10, n.1,p. 5-11, abri.2008.
  3. Heymsfield SB, Allison DB, Vasseli Jr et al – Garcinia cambogia (hydroxycitric acid) as a potential antiobesity agent: a randomized controlles trial. JAMA 18:1956-1600,1998.
    Muzzarelli RAA – Human enzymatic activies related to the therapeutic administration of chitrin.
  4. The Plant List: Garcinia cambogia.
  5. Wikipédia: Garcinia cambogia.
  6. ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. 1ª ed. Isis Ediciones. Buenos Aires, 1998.
  7. ASTELL, K.T.; et al. A review on botanical species and chemical compounds with appetite suppressing properties for body weight control.
  8. BATISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO, Y. Formulário Médico Farmacêutico. 3ª ed., São Paulo: Pharmabooks, 2006.
  9. FERREIRA, A.O; Guia Prático de Farmácia Magistral. 3° ed, São Paulo: Pharmabooks, 2008. PR Vademecum De Precripción De Plantas Medicinales. 3ª ed.1998.
  10. PDR FOR HERBAL MEDICINES. 1ª ed. 1998.

Compartilhe: