Chá de Coentro: Regula Ciclo Menstrual, Laxante, Alivia Cólicas
Chá de Coentro: o coentro é uma planta originária das Regiões Mediterrâneas (Sul da Europa, Oriente Médio e Norte da África).
O coentro é derivado da palavra grega koris, que significa “bicho de cama”. Isso se deve ao fato da erva possuir um cheiro estranho assim que as folhas são moídas.
É uma das ervas mais antigas utilizadas pelo homem, pois foram encontradas sementes da vera na tumba do faraó egípcio Tutancâmon e Ramsés II.
Hipócrates foi uma das pessoas conhecidas que utilizava esse tipo de salsa em benefício de sua própria saúde.
O coentro foi utilizado para o tratamento de diabetes, pois suas sementes possuem efeitos hipoglicemiantes e são ricas em aminoácidos, ácidos graxos e substâncias proteicas, desta forma, pessoas portadoras de diabetes, bem como os que sofrem com níveis elevados de colesterol, podem se beneficiar deste remédio natural.
Na medicina popular, o coentro é acrescentado a ervas laxativas para amenizar qualquer dor abdominal.
O óleo de massagem ou loção é usado para câimbras, neuralgia e reumatismo.
Em forma de cataplasma ou compressas para reumatismo e juntas doloridas.
Gargarejo para tordo, líquido para limpeza bucal e dores de dente e como um colírio para conjuntivite.
Na Índia, o coentro é muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias.
Estudos revelaram que esta erva pode ser usada com sucesso no tratamento de ansiedade, depressão e ataques de pânico, visto que possui efeito ansiolítico e sedativo.
Esse tempero que empresta seu sabor forte a comidas tipicamente nordestinas, como o vatapá, foi trazido da África pelos escravos.
Depois se tornou popular em todo o país, principalmente na Bahia. Mas, ao mesmo tempo, serve para condimentar pratos da nossa culinária.
O coentro facilita a digestão e alivia cólicas estomacais, graças às suas mucilagens, substâncias capazes de proteger a mucosa do estômago e do intestino.
Chá de Coentro para Menstruação:
Regula o ciclo menstrual
Os benefícios do coentro são bastante conhecidos da Medicina Ayurvédica, ele ajuda na regulagem da função menstrual, e isso ocorre graças ao efeito positivo do coentro nas glândulas endócrinas que, por sua vez, acabam por regular o ciclo.
As sementes de coentro ainda ajudam a reduzir o inchaço, a cólica e as dores no corpo durante a menstruação.
Chá de Coentro Benefícios:
Melhora a imunidade:
As folhas e as sementes do coentro possuem uma alta concentração de antioxidantes, incluindo vitamina A, que auxilia no combate aos radicais livres, protegendo as células de danos.
Regula a Pressão Arterial:
O coentro contém potássio, que além de prevenir as cãibras, trabalha com o sódio para manter o nível de água nas células equilibrado. Enquanto o último retém o líquido, o primeiro provoca a excreção.
Isso significa que, ao contrabalancear o excesso de sódio, o potássio do coentro melhora o tônus vascular, reduzindo a pressão arterial.
Diminui o Desconforto Intestinal:
Estudos mostram que o coentro tem ação espasmolítica sobre a musculatura lisa do trato gastrointestinal, melhorando a mobilidade e a secreção gástrica.
Por isso, ele é um ótimo aliado no tratamento de gases, cólicas intestinais e até em casos de síndrome do intestino irritável.
Melhora o Aspecto da Pele:
Da mesma maneira que protegem as células do corpo, os antioxidantes do coentro protegem a pele dos raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce e deixando a pele mais viçosa e saudável.
Auxilia no Tratamento da Diabetes:
Aumentar o consumo de coentro no dia a dia pode regular a produção de insulina e reduzir os níveis de açúcares no sangue. De acordo com estudos, isso ocorre porque o coentro melhora o metabolismo de carboidratos, controlando os índices glicêmicos.
Diminui os Níveis de Colesterol:
A semente de coentro tem ação hipolipidêmica, isto é, é capaz de melhorar também o metabolismo de lipídios.
Controla a Ansiedade:
Na medicina natural, o uso do coentro no tratamento da insônia tem sido muito indocado. Através de uma análise do extrato do coentro, a medicina descobriu que, dependendo da dose administrada, ele tem efeito similar ao calmante diazepam.
Potente Desintoxicante:
Enquanto muitas das receitas detox são modismos que não dizem realmente a que vieram em termos de benefício para o corpo, o extrato de coentro tem uma função importante que é eliminar metais pesados, como chumbo e mercúrio, do organismo.
Chá de Coentro Nome Popular:
Coentro, coriandro, erva-percevejo, salsinha.
Chá de Coentro Nome Científico:
Coriandrum sativum L.
Receita de Chá de Coentro:
Componentes: folha, fruto (semente), raiz, óleo. 1 colher (sopa) sementes secas
Quantidade: água 500 mL
Chá de Coentro Como Preparar:
Decocção. Colocar 1 colher (sopa) de sementes em 500 ml de água.
Chá de Coentro Propriedades Medicinais:
Diurética, estomacal, tônica, antioxidante, anti-inflamatório, aromática, carminativa, expectorante, narcótica, estimulante, fungicida, bactericida e anti-helmíntica (agindo como um vermífugo natural).
Chá de Coentro Para que Serve:
O chá de coentro é bom para estimular o apetite, diarreia, dispepsia, abscesso, ansiedade, atonia gastrintestinal, cólica abdominal, debilidade estomacal, espasmo, ferida, gases, inflamação, nervosismo, tumor.
Chá de Coentro Como Fazer:
Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Colocar 1 colher (sopa) de sementes em 500 ml de água. Adicione as sementes em água e leve ao fogo. Após levantar fervura, esperar 2 minutos e desligar o fogo, deixando a mistura descansar por mais 10 minutos. Coar e beber morno ou gelado. Esse chá pode ser usado para melhorar a digestão, combater gases intestinais e aliviar enxaqueca.
Uso Interno. Acima de 12 anos. Tintura. Para combater gases e cólicas faça uma tintura com 1 colher (sopa) de sementes de coentro secas em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 60%, que pode ser encontrado em farmácias. Deixe macerar por 5 dias e coe a mistura. Dilua 20 gotas em 1 copo de água e beba.
Chá de Coentro Efeitos Colaterais e Contraindicação:
Recomenda-se cautela com as sementes, tornam-se narcóticas se usadas em grande quantidade.
As folhas usadas como tempero são tóxicas se consumidas em grandes quantidades, por isso, para aliviar problemas digestivos, recomenda-se as sementes.
Veja também:
- Chá de Cipreste Para Incontinência Urinária, Próstata, Colite e Diarreia
- Chá Cipó-mil-homens: Benefícios, Propriedades Medicinais, Como Fazer
- Chá de Cipó-insulina: É Bom Para Diabetes? Benefícios e Propriedades
- Chá de Cipó-de-são-joão: Benefícios, Para que Serve, É bom para Vitiligo?
- Chá de Cidró: Benefícios, Propriedades, Para que Serve e Efeitos Colaterais
- Chá de Chapéu-de-couro: Emagrece? Benefícios, Como Fazer, Propriedades
- Chá de Chia: Benefícios, Para que Serve, Como Fazer e Propriedades
- Chá Verde: Benefícios! Como Fazer? Emagrece? Propriedades
- Chá Preto: Benefícios! Emagrece! Efeitos Colaterais e Propriedades
- Chá Branco: É Feito de Que? Benefícios! Emagrece! Propriedades
Fontes Consultadas:
- Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares – Descrição e Cultivo. Livraria e Editora Agropecuária, Guaíba (RS). 1995.
- Henriette’s Herbal Homepage: Coriandrum sativum.
- Gernot Katzer’s Spice Pages: Coriandrum sativum.
- Plants for a Future: Coriandrum sativum.
- The Plant List: Coriandrum sativum.
- Wikipédia: Coentro.
- CAMARGO, S. M.; VASCONCELOS, D. F. S. A. Atividades biológicas de Linalol: conceitos atuais e possibilidades futuras deste monoterpeno. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 3 – especial, p. 381-387, set./dez. 2014.
- CANTORE, P. L. et al. Antibacterial Activity of Coriandrum sativum and Foeniculum vulgare Miller Var. vulgare (Miller) Essential Oils. J. Agric. Food Chem. 52, 7862-7866, 2004.
- EIKANI, M. H. et al. Subcritical water extraction of essential oils from coriander seeds (Coriandrum sativum). Journal of Food Engineering, 735–740, 2006.
- LORENZI, H.; MATOS, F. J. A.. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2° edição. São Paulo, 2008.
- RAJESHWARI U., ANDALLU, B. Medicinal benefits of coriander (Coriandrum sativum L). Spatula DD 1.1: 51-58, 2011.
- ZANUSSO-JUNIOR, G. et al. Avaliação da atividade anti-inflamatória do coentro (Coriandrum sativum ) em roedores. Rev. bras. plantas med., Botucatu, v. 13, n. 1, p. 17-23, 2011.
4 respostas