Zika vírus: orégano e cravo podem matar larva do mosquito
Pesquisadores de Minas Gerais perceberam que os óleos dessas plantas são larvicidas eficientes contra o mosquito transmissor do Zika vírus.
O Aedes aegypti é praticamente o vilão desse ano: transmissor do Zika vírus, febre chikungunya e dengue, eliminá-lo ou reduzir sua população é um dos principais focos do governo brasileiro na área de saúde. Um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) pode ajudar a tornar esse objetivo ainda mais atingível.
Os pesquisadores perceberam que o óleo de orégano e de cravo-da-índia pode funcionar como larvicidas, matando as larvas do Aedes aegypti e impedindo seu crescimento. Na pesquisa, eles testaram mais de 20 plantas que poderiam ter potencial, e chegaram ao óleo dessas duas, que tem 100% de eficácia na eliminação das larvas em até 24 horas.
O próximo passo é entender o que na composição desses óleos lhes dá essa propriedade e patentear a fórmula de um novo larvicida. Os pesquisadores acreditam que dentro de um ano esse novo produto pode já estar no mercado.
No entanto, não adianta usar o óleo de orégano e cravo que você encontra nos supermercados e casas de produtos naturais enquanto isso, já que os produtos usados pelos especialistas são óleos 100% puros que eles produziram no próprio laboratório. Portanto, eles não podem garantir que outros óleos sejam também eficazes dessa forma.
Com informações do jornal O Tempo, de Minas Gerais.
Fonte: Minha Vida
- 18 maneiras de seguir uma alimentação saudável
- Dieta detox: o regime que recupera o corpo após excessos
- Cuidados com o consumo de sal na alimentação
- Alimentos que causam a dor de cabeça e os que evitam