Chá Preto: Benefícios! Emagrece! Efeitos Colaterais e Propriedades
O chá preto é produzido a partir da planta Camellia sinensis que é uma erva medicinal nativa das Florestas do Nordeste da Índia e Sul da China.
O chá preto é extraído das folhas da Camellia sinensis que também é matéria-prima dos chás verde, amarelo, branco, vermelho e vários outros.
O chá preto é mais oxidado por causa da forma como é processado (totalmente fermentado), perde um pouco o efeito de polifenóis, enquanto o chá-verde é apenas escaldado, fervido e seco, mantendo-se completamente as suas propriedades de saúde.
No caso do chá preto, ele se diferencia dos demais pela diferença em seu processo de fermentação. É nesse processo que as folhas são completamente oxidadas, deixando-as com um tom mais escuro e sabor mais forte.
É feito com as folhas ainda mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante bem menor do que os outros dois chás e muita cafeína, que irá contribuir para a perda de peso.
Chá Preto Benefícios:
Estudo publicado comparou as taxas de consumo de chá preto em 50 países ao redor do mundo e a prevalência de doenças, como câncer, doenças respiratórias, cardiovasculares e infecciosas e diabetes.
De acordo com os autores, apenas uma correlação conclusiva pôde ser feita: países nos quais bebe-se bastante chá possuem índices menores de diabetes tipo 2 em sua população.
O motivo, segundo eles, é que o processamento do chá gera flavonoides, moléculas de propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir a doença.
Outros estudos já haviam concluído que o chá possui propriedades antidiabéticas.
No início de 2012, estudo publicado no UK Nutrition Bulletin revelou que pessoas que bebem de três a seis xícaras de chá preto por dia são de 30% a 57% menos propensas a ter ataques cardíacos, além de serem menos vulneráveis aos diabetes tipo 2.
Chá Preto Emagrece:
Ajuda a emagrecer e na redução do peso por conter cafeína e polifenóis. Isto porque a cafeína acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Enquanto as catequinas, tipos de polifenóis, reduzem o apetite e também diminuem as gorduras.
Chá Preto Nome Popular:
Chá preto.
Chá Preto Nome Científico:
Camellia sinensis (L.) Kuntze
Receita de Chá Preto:
Componentes: folhas. 2 colheres (sopa)
Quantidade: água 1L
Chá Preto Como Preparar:
Infusão. Usar 2 colheres (sopa) de folhas em 1 litro de água.
Chá Preto Propriedades Medicinais:
Adstringente, analgésico, antiasmática, antibacteriana, antidiarreica, antilítica, antioxidante, antitumoral, broncodilatadora, cardiotônica, digestiva, diurética, estimulante, estimulante nervoso, hipocolesterolêmica, imunoestimulante, regeneradora, sudorífico.
Chá Preto Para que Serve:
Chá preto é bom para ajudar no emagrecimento, aumentando a queima de gorduras. Ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas.
Chá Preto Como Fazer:
Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 2 colheres (sopa) da erva em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras por dia após as refeições.
Para obter todas as propriedades do chá é importante que o chá fique na água quente por cerca de 30 minutos, pois os antioxidantes presentes no chá começam a ser liberados ao fim de 5 minutos.
Quem sofre de insônia pode consumir o chá, desde que este fique em infusão durante cerca de 10 minutos, o que torna seu sabor ainda mais intenso, mas que não atrapalha o sono.
O chá preparado durante menos de 5 minutos, tem efeito contrário e mantém o cérebro mais ativo e por isso quando preparado dessa forma não deve ser consumido após as 19 horas.
Para deixar o sabor do chá mais suave pode-se adicionar um pouco de leite morno ou meio limão espremido.
Chá Preto Efeitos Colaterais e Contraindicações:
Pode causar excitação, distúrbios para adormecer, constipação (dificuldades do trânsito intestinal, em caso de consumo excessivo).
É contra-indicado para quem possui problemas cardíacos devido ao teor de cafeína.
Por conter altas concentrações de cafeína, o consumo em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial, desordens gástricas, ansiedade, dor de cabeça, agitação e insônia.
Se consumida em doses altas a planta Camellia sinensis pode provocar toxicidade por excitação do sistema nervoso, causando convulsões, delírios, cefaleia e taquicardia.
Por conter cafeína, o chá deve ser evitado por grávidas e lactantes. Isto porque a substância atravessa a barreira placentária e o leite materno.
Veja também:
- Chá Branco: É Feito de Que? Benefícios! Emagrece! Propriedades
- Chá de Centelha-asiática: Benefícios, Para que Serve, Como Fazer, Propriedades
- Chá de Cavalinha: Para Que Serve, Benefícios, Propriedades, Emagrecedor
- Chá de Catuaba: Afrodisíaco, Benefícios, Como Fazer, Efeitos Colaterais
- Chá de Catinga-de-mulata: Benefícios, Para que Serve, Como Preparar
- Chá de Castanha-da-Índia: É Bom Para Varizes? Emagrece? Benefícios
- Chá de Cáscara-sagrada: Benefícios, Dosagem, Emagrece? É Laxante?
- Chá de Carqueja: Emagrece? Serve Para Diabetes? Benefícios!
- Chá de Cardamomo: Benefícios! Emagrece? É Bom para Gripe?
- Chá de Capuchinha: Benefícios, Como Fazer, Para que Serve?
Fontes Consultadas:
- Black Tea & Weight Loss. eHow.
- com: Does Caffeine Increase Weight Loss?
- USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 23.
- The Effect of Black Tea on Weight Loss. Livestrong
- Beresniak A, Duru G, Berger G,et al. Relationships between black tea consumption and key health indicators in the world: an ecological study.
- https://onlinelibrary.wiley.com.
- Wikipédia: Camellia sinensis.
- The Plant List: Camellia sinensis.
5 respostas