Chá de Melissa: Calmante, Combate Insônia, Diminui Gases e Cólicas Intestinais, Regula Menstruação
Chá de Melissa: nativa da Europa e da Ásia Ocidental e amplamente distribuída. A Melissa officinalis é o nome clássico que vem do fato de atrair abelhas (melissa, em grego).
A melissa é também chamada de erva-cidreira é um hipotenso moderado que pode diminuir palpitações do coração causadas pela tensão.
O óleo essencial atua na parte do cérebro que controla o sistema nervoso autônomo e protege o cérebro de receber estímulos externos excessivos.
Benefícios do Chá de Melissa:
O chá de melissa, além de relaxar e induzir a pessoa ao sono, é indicado para o tratamento da ansiedade, depressão, epilepsia, perturbações nervosas, insônia, histeria, enxaqueca, hipocondria, vertigem e outros distúrbios.
A melissa é muito popular no Brasil e fácil de ser encontrada fresca ou em forma de extrato.
A melissa é uma erva medicinal que merece atenção redobrada na hora da compra, pois é muito confundida com o capim-limão ou com a melissa-bastarda, ela é conhecida popularmente por nomes muito diferentes.
O chá de melissa é ótimo para combater cólicas e gases. Ele também ajuda a relaxar naqueles dias mais tensos, graças ao efeito calmante de seus óleos essenciais.
A erva possui um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, causando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, auxiliando a reduzir a pressão sanguínea.
A melissa tem uso científico comprovado como antiespasmódico, ansiolítico e sedativo leve.
O chá de melissa, ao mesmo tampo que traz benefícios para o sistema nervoso, também possui propriedades medicinais carminativas que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários distúrbios intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas.
Acredita-se que os taninos e outros extratos fitoquímicos da melissa são recomendados para combater os vírus da caxumba e herpes.
A melissa é utilizada como aromatizante na culinária e licores.
Suas flores atraem grande número de abelhas e outros insetos, que nelas encontram néctar em abundância. No Brasil é raro o surgimento das flores.
Chá de Melissa Princípio Ativo:
A melissa contém óleo essencial (citral, citronelal, citronelol, linalol e geraniol); taninos; mucilagens; resinas e substâncias amargas.
Melissa Nome Popular:
Melissa, erva-cidreira, chá-da-frança, cidrilha, citronela, erva-cidreira-europeia, cidreira-verdadeira, salva-do-brasil.
Melissa Nome Científico:
Melissa officinalis L.
Receita Chá de Melissa:
Componentes: folhas. 25 a 50 gramas
Quantidade: água 1L
Como Preparar Chá de Melissa:
Infusão. Usar de 25 a 50 gramas de folhas verdes frescas em um litro de água.
Chá de Melissa Propriedades Medicinais:
Rejuvenescedora, calmante, digestiva, revitalizante, antidepressivo, antialérgico, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo, cardíaco, antidisentérico, antiemético, ansiolítico, sedativo leve.
Para que Serve Chá de Melissa:
O chá de melissa é bom para diminuir gases e cólicas, regular menstruação, cólica, tônico para útero, insônia nervosa, problemas gastrintestinais funcionais, herpes simplex, lavagem de feridas, mau hálito.
Ajuda acalmar dores provocadas por picadas de inseto e estimula a transpiração, além de ser calmante e agir contra a enxaqueca, tensão nervosa, ansiedade, dores de parto, depressão, também ajuda expelir a placenta.
Como Fazer Chá de Melissa:
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Usar de 25 a 50 gramas de folhas verdes frescas em um litro de água. A quantidade de folhas para cada 1 litro de água pode variar de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa, pois quanto mais concentrado, maior será seu efeito sedativo.
Para um chá mais fraco, cerca de 20 gramas por litro é suficiente, já para um chá de melissa com efeitos sedativos mais acentuados, cerca de 50 a 60 gramas de folhas são suficientes. Pode ser tomado de 2 a 4 xícaras de chá por dia.
Uso Interno. Acima de 12 anos. Infusão. Para tratar dores de cabeça e cólicas intestinais. Coloque 1 colher (sobremesa) de folhas e ramos frescos em 1 xícara de chá fervente. Abafe, espere amornar e coe. Tome uma xícara de manhã e outra à noite.
Uso Externo. Cataplasma e Compressa. Usar folhas frescas e aplicar sobre o ventre, para dores de estômago, fígado e intestino. Indicada também para picadas de insetos.
O uso de compressas das folhas nas mamas das gestantes, melhora a lactação e evita o entupimento mamário.
Uso Externo. Infusão. Usar folhas frescas e aplicar sobre os olhos, para inflamações.
Tônico para a pele do rosto:
Usar 3 colheres (sopa) de folhas e ramos florais, 1 colher (sopa) de alfazema e 1 colher (sopa) de camomila e adicione 1 xícara (chá) de álcool a 50%. Misture bem. Deixe em maceração por 10 dias, em recipiente bem fechado e coe. Aplique com um chumaço de algodão, antes de dormir ou quando estiver com aparência cansada.
Banho Relaxante:
Colocar 5 colheres (sopa) de folhas e ramos florais picados em ½ litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Adicione à água morna do banho. Faça banho de imersão por 15 minutos, antes de dormir. Após o banho não enxugue, coloque somente uma toalha de proteção ao corpo.
Calmante e Insônia:
Em 1 xícara de água, usar 1 colher (sopa) de folhas e ramos frescos ou secos de melissa, 1 colher (sobremesa) de camomila e 1 pedaço de casca de laranja ou limão, e adicione água fervente. Abafe durante 10 minutos e coe. Tomar 1 xícara de chá à noite, 30 minutos antes de dormir.
Chá de Melissa Efeitos Colaterais e Contraindicação:
Não deve ser utilizado nos casos de hipotireoidismo e utilizar cuidadosamente em pessoas com hipotensão arterial.
Não deve ser confundida com a espécie capim-limão, a qual pertence ao gênero botânico Cymbopogon, ou com uma planta de folhas parecidas denominada melissa-mostarda.
Veja também:
- Chá de Meliloto: Tonificante, Melhora a Circulação Sanguínea, Combate Insônia, Gripe
- Chá de Melhoral: Expectorante, Combate Tosse, Bronquite, Febre, Gripes e Náuseas
- Chá de Melão-de-são-caetano: Combate Sarna, Piolhos, Diabetes e Cicatriza Feridas
- Chá de Marupazinho: Analgésico, Combate Diarreia, Disenteria, Hemorroida e Amebíase
- Chá de Marapuama: Estimulante Sexual, Aumenta Libido, Combate Ansiedade, Reumatismo
- Chá de Maracujá: Reduz a Pressão Alta e Ansiedade, Calmante, Combate Insônia, Vermífugo
- Chá de Manjerona: Combate Má Digestão, Tosse, Gripe, Alivia o Estresse e a Ansiedade
- Chá de Manjericão: Digestivo, Combate Má-digestão, Azia, Tosse, Alivia Dor de Garganta
- Chá de Manga: Combate Bronquite, Asma, Tosse, Gengivite, Diarreia e Hemorroidas
- Chá de Malva: Combate Prisão de Ventre, Dor de Garganta, Solta o Catarro, Cicatrizante, Antisséptico
Fontes Consultadas:
- ALBINO, R. Pharmacopéia dos Estados Unidos do Brasil. 1ª edição. 1926.
- ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. 1ª edição. Isis Editora. 1998.
- FRANCO, L. C. L.; LEITE, R. C. Fitoterapia para a Mulher. Corpomente, Curitiba, 375p. 2004.
- CASTRO, J. L. Medicina vegetal: teoria e prática conforme a naturoterapia. Europa-América, Rio de Janeiro, 2a ed., 1981.
- Go Botany: Melissa officinalis
- Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, 1ª edição. ANVISA, pg. 41. 2011.
- Henriette´s Herbal Homepage: Melissa officinalis.
- The Plant List: Melissa officinalis.
- Wikipédia: Melissa officinalis.
- Plantas que Curam – Cheiro de Mato: Sylvio Panizza.
- SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos.
- TAIWO, A. E. Alterações comportamentais decorrentes da administração de Melissa officinalis, em ratos. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília. 2007.
- BARNES, J. ANDERSON, L. A. FHILLIPSON, J. D; Fitoterápicos.3.ed Porto Alegre.2012.
- TESKE, M.; TRENTINI, A. M.M. Herbarium compêndio de fitoterapia. 3 ed. Curitiba, 1997.