Chá de Amora-preta: Benefícios, Indicações, Como Preparar, Propriedades Terapêuticas
Chá de Amora-preta – Originária da Ásia, a amora se adaptou muito bem ao clima brasileiro, se tornando popular em várias partes do país.
A amora-preta é fruto da amoreira-silvestre ou silveira, uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatória e antioxidante.
Suas folhas podem ser utilizadas como remédio caseiro para tratamento de osteoporose e cólicas menstruais.
Apesar de ser normalmente usada na gastronomia, a amora-silvestre possui uma série de propriedades medicinais que a tornam um excelente remédio natural.
Por conta de seus componentes químicos, é constantemente receitada para o tratamento de distúrbios no intestino e do estômago, tais como a diarreia, a gastrite e a inflamação intestinal.
Além disso, a amora-preta é usada em várias outras condições de saúde, incluindo diarreia, disenteria, hemorragias, hemorroidas, inflamação na boca, garganta (amigdalite) e tecidos do corpo, além de gota.
Além de ser uma fruta extremamente saborosa, suas cascas e raízes também podem ser aproveitadas. Isso porque contêm uma grande quantidade de taninos adstringentes que tornam a amora-silvestre indicada para o tratamento de pequenas feridas e cortes.
A amora pode ser consumida fresca, em sobremesas ou em sucos que podem ser utilizados para ajudar a tratar diarreias e inflamações nas cordas vocais.
Ela pode ser comprada normalmente em mercados, feiras livres e em lojas de produtos naturais.
Uso na Culinária:
A amora-preta é constantemente usada dentro da culinária, principalmente para o preparo de sobremesas, como recheio ou cobertura de doces como bolos e tortas.
Nome Popular:
Amora-preta, amora-silvestre, amora-negra.
Amora-preta Nome Científico:
Rubus fruticosus L.
Receita Chá de Amora-preta:
Componentes: folhas, flores, frutos e raízes. 1 colher (chá) folhas secas
Quantidade: água 150 mL
Chá de Amora-preta Como Preparar:
Infusão. Usar 1 colher (chá) em uma xícara de água.
Chá de Amora-preta Alivia Cólicas Menstruais, Hemorroidas, Gastrite, Diarreia e Menopausa:
Chá de Amora-preta Propriedades Medicinais:
- Adstringente (constringe e tecidos e fecham poros no pele; causa constrição de mucosas na boca; contrai vasos capilares)
- Anti-inflamatório (combate a inflamação nos tecidos)
- Diurético (atua no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário)
- Hemostático (agente medicinal estancador de hemorragias; anti-hemorrágico)
- Refrigerante (substância refrescante)
- Tônico Estomacal (favorece a digestão e pode até estimular o apetite em alguns casos)
- Tônico Uterino (estimula a contração dos músculos do útero, comprime os vasos sanguíneos e reduz o fluxo)
Para que Serve o Chá de Amora-preta:
A amora-preta possui propriedade diurética, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Além disso, é rica em minerais e ferro, substâncias essenciais para a boa circulação sanguínea.
Além disso, a amora é capaz de normalizar a pressão arterial e melhorar as taxas de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardíacas, controlar a glicose, prevenir artrose, osteoporose e obesidade e estimular a memória.
Como Fazer Chá de Amora-preta:
Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 1 colher (chá) de folhas secas em uma xícara de água. Tomar 2 xícaras por dia.
Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção: Ferver duas colheres de folhas secas, ou raiz e casca em pó, juntamente com meio litro de água. Deixe a mistura esfriar e depois guarde-a em um recipiente vedado e higienizado.
O ideal é tomar um copo da bebida por dia, de preferência entre as refeições. Dessa maneira os efeitos medicinais da planta serão potencializados e o tratamento se torna mais eficaz.
Tratamento de feridas:
O ideal é fazer uma mistura das folhas secas, amassando-as até que virem uma pasta. Em seguida, deve-se aplicar essa mistura em cima do ferimento e deixar ali por algumas horas. Após, a região deve ser lavada para deixar oxigenar.
Chá de Amora-preta Efeitos Colaterais e Contraindicação:
A amora deve ser consumida de forma controlada, uma vez que grandes quantidades podem resultar em diarreia. Além disso, o chá de folhas de amora não deve ser consumido durante a gravidez.
Veja também:
- Chá de Amora-branca (Guia Completo)
- Chá de Alho (Guia Completo)
- Chá de Alfazema (Guia Completo)
- Chá de Alecrim-pimenta (Guia Completo)
- Chá de Alecrim (Guia Completo)
- Chá de Alcaçuz (Guia Completo)
- Chá de Alcachofra (Guia Completo)
- Chá de Agrião (Guia Completo)
- Chá de Açoita-cavalo (Guia Completo)
- Chá de Abutua (Guia Completo)
Fontes Consultadas:
- FERREIRA, Letícia Vanni. Produção de amora-preta, sistemas de condução, doses de torta de mamona e concentrações de cálcio e boro. 2012. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas.
- Rubus procerus – P.J.Müll. Himalayan Giant Blackberry. Plants for a Future.
- The Plant List
9 respostas