Chá de Romã: Previne Alzheimer, Combate Infecção e Inflamação na Garganta, Depurativo
Chá de Romã: a romã é originária da Ásia Ocidental. A romã está bem aclimatada ao Brasil, sendo os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde se encontra os maiores cultivos.
Na crença popular, as suas sementes são comidas na noite de ano novo, para prosperidade financeira e também são usadas contra a inveja e o ódio.
Benefícios do Chá de Romã:
O chá de cascas de romã é um excelente remédio caseiro para aliviar a dor de garganta persistente, pois essa fruta possui propriedades anti-inflamatórias que desinflamam a garganta e diminuem sintomas, como as dores, o aparecimento de pus e dificuldades para comer ou falar.
Estudo realizado na ESALQ/USP mostrou a potencialidade da romã como aliada na prevenção de Alzheimer. Na casca da fruta é possível encontrar mais antioxidante do que no suco e polpa.
Os antioxidantes são essenciais para a prevenção contra os radicais livres que matam as células de nosso corpo, acarretando doenças degenerativas.
Os pesquisadores buscaram meios de concentrar todo o extrato da casca em pó, para ser diluído como suco ou adicionado a sucos de outros sabores.
Observou-se que o material tem grande potencial para emprego na forma de microcápsulas à base do extrato de casca de romã como um ingrediente a ser incorporado na dieta, sendo um aliado na prevenção da doença.
A romã tem uso científico comprovado como anti-inflamatório e antisséptico da cavidade bucal.
Sendo tônica, diurética, antiespasmódica e tenífuga, produz excelentes resultados no tratamento de garganta e gengiva, cólicas intestinais e diarreias. Costuma-se empregar as folhas para lavagem dos olhos.
A espécie Punica granatum faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).
Princípios Ativos da Romã:
A casca do fruto possui taninos, resinas, açúcares e pigmentos (antocianinas). As flores contém taninos e pigmentos (antocianinas). As sementes contém ácidos orgânicos (cítrico, málico e tartárico, além de vitamina C, água e açúcares.
Modo de Conservar a Romã:
As cascas do caule, do fruto (pericarpo) e as flores são secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar, em separado, em sacos de papel ou de pano.o arilo das sementes é consumido fresco. A fruta deve ser seca à sombra.
Romã Nome Popular:
Romã, romeira, romeira-da-granada, romanzeira.
Romã Nome Científico:
Punica granatum L.
Receita Chá de Romã:
Componentes: casca do fruto. 2 colheres (sopa).
Quantidade: água 150 mL
Como Preparar Chá de Romã:
Decocção. Usar 2 colheres (sopa) de cascas do fruto em uma xícara de água.
Chá de Romã Propriedades Medicinais:
Diurética, vermífuga, depurativa, antisséptica da cavidade bucal, anti-inflamatória.
Para que Serve Chá de Romã:
O chá de romã é bom para combater diarreia, cólicas, hemorroidas, Inflamações e infecções da mucosa da boca, garganta e faringe agindo como anti-inflamatório e antisséptico.
Como Fazer Chá de Romã:
Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Usar uma xícara de cascas de romã em um litro de água. Adicionar as cascas de romã em uma panela com água e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos.
Após esse tempo, tampar até que o chá esteja morno e beber a seguir. Tomar 3 vezes ao dia para que a dor de garganta diminua. Porém, se após 3 dias a dor não apresentar melhorias é aconselhado consultar um especialista ou médico.
Uso Externo. Acima de 12 anos. Decocção. Usar 2 colheres (sopa) em uma xícara de água. Anti-inflamatório e antisséptico da cavidade bucal. Sangramentos da gengiva. Faringite e gengivite. Aplicar no local afetado, em bochechos e gargarejos 3 vezes ao dia.
Uso Externo. Decocção. Banho Vaginal. Infecções vaginais por fungos amarelo-esverdeado com mau cheiro e coceira, corrimento branco. Coloque 2 colheres (sopa) de cascas picadas do caule e do fruto (pericarpo) em ½ litro de água em fervura.
Deixe ferver por 5 minutos e coe. Espere esfriar e adicione 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio. Misture bem. Faça a higiene íntima, com uma ducha vaginal, de 2 a 3 vezes na semana.
Sapinhos em Recém-nascidos:
Colocar em 1 xícara (chá), 1 colher (sopa) de flores fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Espere esfriar. Limpe as partes afetadas com um chumaço de algodão, sem esfregar, de 2 a 3 vezes ao dia.
Máscara de Romã Revitalizante:
Em um pilão, coloque 2 colheres (sopa) de sementes com arilo e amasse bem. Coe em uma peneira para retirar as sementes, ficando somente o suco do arilo e adicione 1 colher (sobremesa) de mel.
Misture bem. Lave o rosto e pescoço e aplique, com exceção da região dos olhos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria. Repetir de 2 a 3 vezes na semana.
Suco de Romã:
O suco de romã é indicado para tratar a garganta, também é eficaz no desenvolvimento ósseo, para o estômago, angina, inflamação gastrintestinal, afecções geniturinárias, hemorroidas, cólicas intestinais e má digestão.
Chá de Romã Efeitos Colaterais e Contraindicação:
Se ingerido, pode provocar zumbido, distúrbios visuais, espasmos na panturrilha e tremores. Não engolir a preparação após o bochecho e gargarejo.
As partes medicinais utilizadas da romã são as sementes e cascas da infrutescência (fruto), tronco e raiz e devem ser utilizadas com precaução, pois há relatos de intoxicações devido à alta concentração de alcaloides e à possível complexação destes com os taninos das raízes.
Podem inclusive servir de veneno espasmódico, que pode levar a paralisia central generalizada. Os primeiros sintomas de uma intoxicação são alterações visuais, vertigens e vômitos.
O consumo de romã não deve ser feito juntamente com gelatina, albumina e sais de ferro.
Veja também:
- Chá de Raiz-Dourada: Aumenta Resistência e o Vigor Sexual, Combate Impotência
- Chá de Quitoco: Cicatrizante, Combate Dores, Gases, Tumores, Varizes, Bronquite, Tosse
- Chá de Quebra-pedra: Elimina Cálculos Renais, Combate Diabetes, Ácido Úrico, Hepatite
- Chá de Psyllium: Laxante, Diminui Colesterol, Alivia Prisão de Ventre e Diarreia
- Chá de Prímula: Promove Equilíbrio Hormonal, Calmante, Combate Insônia, Tosse
- Chá de Porangaba: Combate Celulite, Ácido Úrico, Emagrece, Diurético, Tônico do Coração
- Chá de Polígala: Expectorante, Combate Problemas Respiratórios, Asma e Bronquite
- Chá De Poejo: Digestivo, Combate Gripe, Resfriado, Aftas e Gases, Estimula o Fígado
- Chá de Pitanga: Combate Bronquite, Tosse, Febre, Hipertensão e Ansiedade
- Chá de Pinhão-roxo: Combate Reumatismo, Gota, Aftas, Purgativo e Anti-inflamatório
Fontes Consultadas:
- Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, 1ª edição. ANVISA, pg. 56, 96. 2011.
- BIESKI, I. G. C. et alli. Romã. Universidade Federal de Lavras (UFLA, MG), 2005.
- Resíduos de romã, um aliado na prevenção de Alzheimer.
- MANICA, I. Frutas Nativas e Exóticas 4. Romã. Porto Alegre, RS, Cinco Continentes. 90p. 2007.
- Plantas que curam. Cheiro de Mato. Sylvio Panizza. 1997.
- Purdue University: Pomegranate.
- The Plant List: Punica granatum.
- Wikipédia: Punica granatum.
- BALMÉ, F.; Plantas Medicinais. Ed. Helmus, 1994.
- COIMBRA, R.; Manual de Fitoterapia. Ed. CEJUP, 1994.
- CRAVO, A.B.; Frutas e Ervas que Curam – Panacéia Vegetal. Ed. Helmus, 1995.
- ENCYCLOPÉDIE DES PLANTES MÉDICINALES. Ed. Larousse-Bordas, 1997.
- MOREIRA, F.; As Plantas que Curam. Ed. Helmus, 1985.
- WERKMAN, C; et al. Aplicações terapêuticas da Punica granatum L. (romã). Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.10, n.3, p.104-111, 2008.