chá de pitanga

Chá de Pitanga: Combate Bronquite, Tosse, Febre, Hipertensão e Ansiedade

Chá de Pitanga: Combate Bronquite, Tosse, Febre, Hipertensão e Ansiedade

Chá de Pitanga: a pitanga é originária das regiões tropicais da América do Sul.

Seu nome em Tupi-guarani é Pyrang e significa vermelho. Usada pelos índios e depois pelos colonizadores, a espécie se espalhou chegando ao Sul dos Estados Unidos e até mesmo a alguns países asiáticos.

Benefícios do Chá de Pitanga:

A frutinha contém muita vitamina C. As folhas, por sua vez, têm vários efeitos terapêuticos, inclusive ação bactericida contra micro-organismos como o Staphylococcus aureous.

Estudos sugerem ainda uma ação na prevenção do câncer.

Esta espécie é considerada Planta Alimentícia Não Convencional (PANC).

A pitanga é muito usada para fazer xarope contra gripes, resfriados, tosse e bronquite.

O chá de pitanga ajuda em casos de diarreia, cólicas, febre, ansiedade e nervosismo.

A pitanga é rica em vitamina C, tanino, ferro, sais minerais e cálcio.

A espécie Eugenia uniflora faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Chá de Pitanga Combate Bronquite, Tosse, Febre, Hipertensão e Ansiedade

Modo de Conservar:

As folhas são utilizadas, de preferência, frescas ou secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de pano ou de papel, ou em vidros escuros. Os frutos são consumidos maduros e frescos e conservados em geladeira.

Princípios Ativos da Pitanga:

A pitanga contém óleo essencial (cineol, geraniol e citronelol), taninos, vitamina C, pigmentos (flavonoides e antocianina), sais minerais e saponinas.

Pitanga, pitangueira-vermelha, pitanga-vermelha, ibipitanga, pitangatuba, pitangueira-de-jardim, pitangueira-do-campo.

Pitanga Nome Científico:

Eugenia uniflora  L.

Receita Chá de Pitanga:

Componentes: folhas e frutos. 1 colher (sopa)

Quantidade: água 150 mL

Como Preparar Chá de Pitanga:

Decocção. Usar 1 colher (sopa) folhas ou frutos em uma xícara de água.

Chá de Pitanga Propriedades Medicinais:

O chá de pitanga possui ação antioxidante, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antidiarreica, analgésica, levemente calmante, efeito vasodilatador e redutor de batimentos cardíacos, vaso-relaxante, hipoglicemiante, anti-irritante, antimicrobiana.

Para que Serve Chá de Pitanga:

As folhas são usadas na forma de chás e banhos para tratamento de febres intermitentes, o chá contra diarreias persistentes, contra afecções do fígado, em gargarejos nas afecções da garganta e contra o reumatismo e gota.

Os frutos são comestíveis, ao natural ou na forma de polpa para sucos e geleias.

Os frutos apresentam fibras insolúveis que auxiliam a função do trato intestinal.

Na Argentina e Uruguai é utilizada para combater a hipertensão arterial.

No Paraguai é utilizada como eupéptica, aromática, hipolipemiante e hipoglicemiante.

Como Fazer Chá de Pitanga:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Decocção. Coloque 1 colher (sopa) de folhas em uma xícara de água. Ferva durante 5 minutos. Após ferver, desligue o fogo, tampe o recipiente e espere alguns minutos até esfriar. Coe e consuma o chá frio ou quente. Beba até 3 vezes ao dia.

Uso Interno. Infusão. Diarreia Infantil, Verminoses, Febres Infantis. Em 1 copo, coloque 1 colher (sopa) de folhas fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome ½ ou 1 copo, após cada evacuação.

Uso Interno. Tintura. Bronquite, Tosse, Febre, Verminose, Hipertensão arterial, Ansiedade. Coloque 2 colheres (sopa) de folhas fatiadas em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 7 dias e coe. Tome 10 gotas ou 1 colher (café), diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.

Uso Interno. Infusão. Pele Oleosa (rosto). Coloque 1 colher (sopa) de folhas fatiadas em 1 xícara (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos e coe. Espere esfriar e adicione o suco de ½ limão e 3 gotas de própolis. Misture bem. À noite, lave o rosto, enxugue e aplique, com um chumaço de algodão. Deixe agir durante toda a noite.

Uso Externo. Usar o chá para limpar e descongestionar a pele do rosto, queda e oleosidade dos cabelos.

Xarope de Pitanga:

O xarope de pitanga é indicado para bronquite, tosse e febre. Em uma xícara (café), coloque 1 colher (sopa) de folhas fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos. Coe e acrescente 2 xícaras (café) de açúcar cristal. Leve ao fogo até dissolver o açúcar. Espere esfriar. Tome 1 colher (sopa), 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar somente metade da dose.  

Chá de Pitanga Efeitos Colaterais e Contraindicação:

É contraindicada em pacientes com arritmias cardíacas. O consumo do chá é contraindicado por gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas.

O chá de pitanga em excesso pode afetar os níveis de potássio no organismo.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. CASTRO, L. O.; CHEMALE, V. M. Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares – Descrição e Cultivo. Livraria e Editora Agropecuária, Guaíba (RS). 1995.
  2. Revista Eletrônica de Farmácia (2008): Caracterização farmacognóstica das folhas de E. uniflora.
  3. Plantas que Curam. Cheiro de Mato. Sylvio Panizza. 1997.
  4. Flora SBS: Pitanga-vermelha.
  5. The Plant List: Eugenia uniflora.
  6. Wikipédia: Pitanga.
  7. Pitanga Mágica – A Mais Brasileira das Frutas na Culinária, Cosmética e Saúde. GROSSMAN, L.
  8. Melo, Rosineia M., et al. “Identification of impact aroma compounds in Eugenia uniflora L. (Brazilian Pitanga) leaf essential oil.” Journal of the Brazilian Chemical Society 18.1 (2007): 179-183.

Compartilhe:

Deixe um comentário