Chá de Endro: Aumenta Imunidade, Rico em Vitaminas, Benefícios
Chá de Endro: o endro é uma erva aromática originária do Mediterrâneo.
A erva é utilizada como planta medicinal porque possui propriedades que auxiliam na cura de diversas doenças, como gripe, resfriado e congestão nasal ou mesmo relaxantes, podendo também ser usado em bebês e crianças.
O uso mais comum da infusão de endro é no tratamento de cólicas e intestino irritável.
Chá de Endro Benefícios:
As sementes do endro, quando mastigadas, podem refrescar a respiração. Fortalece o estômago e reduz a flatulência.
Lactantes usam a erva para promover o fluxo de leite. O chá das sementes é benéfico para as crianças, pois é excelente para tratar cólicas, dores no estômago e, quando aplicado diretamente no couro cabelo, elimina piolhos.
Sachês com sementes de endro podem ser colocados dentro de travesseiros para que o aroma acalme as pessoas durante o sono.
Faz bem para a digestão:
Por ser rico em fibras, uma das maiores vantagens do endro é justamente para a digestão. Isso porque ele acelera o metabolismo e aumenta a sensação de saciedade no organismo, impedindo as beliscadas indevidas entre uma refeição e outra.
Além disso, outro benefício é controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o colesterol ruim, o que o torna um aliado para combater a diabetes e problemas ligadas ao sistema cardiovascular.
Aumenta a imunidade:
Dentre as vitaminas que fazem parte da composição do endro, a principal é a vitamina C. Por isso, outra vantagem de apostar na erva é o aumento da imunidade , já que ela é capaz de estimular uma maior produção de glóbulos brancos.
Por ainda contar com a ação do ferro, que é melhor absorvido pelo organismo graças à presença da vitamina C, o endro também funciona como um importante remédio para prevenir e tratar problemas como a anemia.
E vale lembrar que este nutriente também entrega outros benefícios para o organismo – como ajuda contra o estresse e combate ao envelhecimento precoce por conta da sua ação antioxidante.
Rico em antioxidantes:
Além da vitamina C, o endro também conta com a ação de outros antioxidantes, como os flavonoides. Eles também combatem o envelhecimento precoce ao impedirem a ação dos radicais livres, mas não para por aí: dentre suas principais vantagens está a ação anti-inflamatória, analgésica e o combate a células cancerígenas.
O óleo essencial é muito utilizado para garantir o cheio de sabões e perfumes, sendo constituído de carvona, felandrina e limoneno.
Na medicina popular, é dito que o aroma agradável da Anethum graveolens é útil inclusive para prevenir pesadelos, as folhas são ricas em cálcio, ferro, potássio e vitamina C.
Na culinária, é utilizado em conservas, pães, feijões, peixes e frutos do mar, vinagres. Em dietas sem o uso de sal, pode ser usado sem maiores restrições.
Chá de Endro Nome Popular:
Endro, aneto, anega, dill, funcho-bastardo.
Chá de Endro Nome Científico:
Anethum graveolens L.
Receita de Chá de Endro:
Componentes: folhas e sementes. 1 colher (sopa)
Quantidade: água 150 mL
Chá de Endro Como Preparar:
Infusão. Usar 1 colher (sopa) em uma xícara de água.
Chá de Endro Propriedades Medicinais:
Antidiarreica, antiemética, antiespasmódica, anti-inflamatória, antiséptica, aperiente, aromática, carminativa, depurativa, digestiva, diurética, dispéptica, estimulante, estomáquica, galactagoga, hipnótica, laxante, resolutiva, supurativo.
Chá de Endro Para que Serve:
Na medicina caseira o endro tem as mesmas aplicações que o anis, o cominho e o funcho.
O chá de endro é bom para combater as cólicas, dispepsias, arrotos, flatulência e hiperacidez estomacal. O chá das sementes é bom remédio contra a insônia.
Nas inflamações dos olhos, aplicam-se compressas do chá das sementes.
Chá de Endro Como Fazer:
Uso Interno. Acima 12 anos. Decocção de sementes. Infusão com folhas e flores. A infusão é muito mais suave. Usar 1 colher (sopa) de folhas ou 1 colher (sopa) de sementes em uma xícara de água fervente.
Na infusão de flores e folhas prefira a erva fresca. Usar um punhado da erva picada em um litro de água fervente. Desligue o fogo, tampe e deixe repousar por até 10 minutos. Tome quente, frio ou morno. Consumir de 2 a 3 xícaras por dia.
Para preparar o chá de sementes de endro: ferver 1 litro de água com 2 colheres de sopa de sementes por 10 minutos. Coe e tome de 2 a 3 xícaras por dia.
Uso Externo. Infusão. Usar compressa da infusão na inflamações dos olhos.
Chá de Endro Efeitos Colaterais e Contraindicação:
Em forma de alimento e fitoterápico, é considerado seguro para a maioria das pessoas. Quando aplicado diretamente à pele, pode causar irritação. O suco fresco do endro deixa a pele mais sensível aos raios solares.
O óleo essencial de endro é contra-indicado para mulheres grávidas e lactantes.
Veja também:
- Chá de Douradinha É bom Para os Rins, Benefícios, Como Fazer
- Chá de Doril: Analgésico, Combate Dor de Cabeça, Enxaqueca e Infecções
- Chá de Dente-de-leão: Combate Coronavírus? Gripe e Diabetes?
- Chá de Cúrcuma: Fortalece Sistema Imunológico, Baixa Triglicerídeos, Desintoxica
- Chá de Cravo-de-defunto: Benefícios, Para que Serve e Como Fazer
- Chá de Cravo-da-Índia: Benefícios, Analgésico e Anti-Inflamatório
- Chá de Crajiru: Combate Anemia e Tumores, Aumenta Plaquetas e Fortalece o Organismo
- Chá de Confrei: Cicatrizante Natural, Fortalece os Cabelos, Desintoxica
- Chá de Cominho: Diurético, Digestivo, Reduz Cólicas, Bom Para Diabetes
- Chá de Colônia: Diurético, Reduz a Pressão Alta, Calmante
Fontes Consultadas:
- Anvisa: Regulamento Técnico de Espécies Vegetais para o Preparo de Chás.
- Revista Brasileira de Plantas Medicinais.
- The Plant List: Anethum graveolens.
- Wikipédia: Endro.
4 respostas