Chá de Erva-mate: Diurético, Estimulante, Ajuda Emagrecer

Chá de Erva-mate: Diurético, Estimulante, Ajuda Emagrecer

Chá de Erva-mate: a erva-mate é nativa da América do Sul, sendo considerada a bebida nacional da Argentina, onde costuma ser mais consumido que o café e o chá comum.

A erva-mate é um produto consumido em grande parte da América do Sul.

Ela é muito cultivada na região Sul do Brasil, sendo utilizada como remédio caseiro para o colesterol devido às propriedades que possui.

Folhas e ramos são utilizados no preparo de bebidas estimulantes como o chimarrão, tererê, chá-mate solúvel, chá-mate tostado e chá pronto para beber.

A forma tradicional e mais difundida de saboreá-la é o chimarrão (infusão com água quente e erva-mate beneficiada), consumida em cuias de madeira ou porongo (cabaça).

A erva-mate é ótima fonte de antioxidantes, principalmente polifenóis, são substâncias de valor reconhecido por ajudar a combater os radicais livres.

Existem evidências de que o consumo regular de erva-mate, provavelmente vinculado à ingestão de polifenóis, reduz o risco de certas doenças crônicas ou degenerativas.

Na erva-mate os polifenóis encontram-se nas folhas, determinando o sabor amargo e adstringente do chá.

Chá de Erva-mate Diurético, Estimulante, Ajuda Emagrecer

Chá de Erva-mate Benefícios:

O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade (apenas pessoas sensíveis aos estimulantes contidos na erva-mate podem sofrer algum efeito colateral).

A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa.

É considerada ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.

A erva-mate é uma planta medicinal  que apresenta um fino caule de cor cinza, folhas ovais e frutos pequenos de coloração verde ou vermelho-arroxeado.

Chá de Erva-mate Nome Popular:

Erva-mate, mate, congonha, erva-congonha, erveira, chá-mate.

Chá de Erva-mate Nome Científico:

Ilex paraguariensis  A.St.Hil.

Receita Chá de Erva-mate:

Componentes: folhas, talos. 2 colher (sopa)

Quantidade: água 150 mL

Chá de Erva-mate Como Preparar:

Infusão. Usar 2 colheres (sopa) da erva em uma xícara de água.

Chá de Erva-mate Propriedades Medicinais:

Estimulante do sistema nervoso central, diurética, anti-inflamatório, antioxidante, antirreumático, benéfico para o sistema cardiovascular.

Chá de Erva-mate Para que Serve:

Seu uso reduz a fadiga, melhora o apetite e ajuda a digestão. As folhas são usadas com fins medicinal e alimentício.

É útil para emagrecer, combater o colesterol mau e aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir a taxa de glicose no sangue, saciar a fome, estimular a função cerebral, melhorar a circulação sanguínea, facilitar a digestão, limpar a pele e é benéfico para o sistema cardiovascular e respiratório.

Chá de Erva-mate Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 2 colheres (sopa) da erva em uma xícara de água.Tomar uma xícara 3 vezes por dia.

Chimarrão: colocar a erva mate na cuia e adicionar água em ponto de ebulição.

Tereré: colocar a erva mate na cuia e adicionar água fria.

Erva-mate Tereré:

O Tereré é uma bebida fria feita a partir da a erva-mate. O seu consumo é caracterizado pela presença de: cuia para tereré, bomba, erva-mate e água fria.

O Tereré, que ganha espaço principalmente durante os meses mais quentes do ano, também pode ser servido com outras bebidas geladas, como sucos e limão, por exemplo. A temperatura da água, aliás, é a grande diferença entre o tereré e o chimarrão.

Benefícios do Tereré gelado para saúde:

1.Estimulante

Como a erva possui cafeína e existe um efeito termogênico no corpo, o tereré aumenta levemente o ritmo cardíaco, o que leva a melhores resultados na prática de exercícios físicos.

2. Auxilia no emagrecimento

A erva-mate auxilia no emagrecimento, tanto para o tereré quanto para o chimarrão.

Isso se deve porque a erva possui leve efeito termogênico, que aumenta a taxa metabólica basal e seu corpo passa a gastar mais calorias naturalmente.

O efeito estimulante também contribui um pouco para o emagrecimento. Afinal, você terá mais energia para a prática de exercícios físicos.

3. Combate doenças e é bom para a pele

A erva-mate é rica em antioxidantes. Esses nutrientes são responsáveis por retardar e prevenir o envelhecimento celular.

A erva-mate possui 90% a mais de antioxidantes com relação ao chá verde, por exemplo. Graças a isso, a erva-mate passou ser utilizada em produtos cosméticos.

4. Rico em vitaminas e sais minerais

Outro benefício da erva-mate é a presença de vitaminas. As principais são: vitaminas A, C e E, além de vitaminas do Complexo B.

Dessa forma, o consumo de tereré gelado ajuda o corpo no processo de retirar o açúcar consumido para aproveitamento dos músculos.

5. Limpa toxinas do organismo

A erva-mate é um excelente diurético natural e por isso, limpa e retira toxinas do organismo.

O efeito diurético provoca a eliminação de líquidos. Isso é excelente, pois é através da eliminação de líquidos que fazemos a “limpeza” do nosso organismo.

Importante: tome sempre bastante líquidos! Mas atenção: o consumo do tereré, assim como o chimarrão, não substitui a ingestão de água.

Chá de Erva-mate Efeitos Colaterais e Contraindicação:

Os efeitos adversos decorrentes do uso da erva são muito raros e limitados. O consumo em excesso pode ocasionar alguns sintomas comuns ao abuso da cafeína, como a insônia.

É recomendado que o consumo seja no máximo, três xícaras de chá ao dia para evitar quaisquer efeitos negativos.

Devido ao alto conteúdo de taninos, é recomendado evitar o consumo durante as refeições para não prejudicar a assimilação de nutrientes.

Por conter cafeína, pode em alguns casos, levar a insônia. A erva-mate é bem tolerada, mas deve ser evitada na gravidez devido à cafeína.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. CASTRO, L. O.; CHEMALE, V. M. 1995. Plantas medicinais condimentares e aromáticas: descrição e cultivo. Guaíba: Agropecuária. 196p.
  2. CORREA, C. J. et al. 1991. Cultivo de plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Curitiba, EMATER. 162p.
  3. FURLAN, Marcos Roberto. 1999. Cultivo de plantas medicinais. Coleção Agroindústria, v. 13, 2ed. Cuiabá: SEBRAE/MT, 146p.
  4. KLEBER, J. et. al. 1991. Guia Rural: Ervas e temperos. Janeiro.
  5. MARTINS, E. R. et al. 1994. Plantas medicinais. Viçosa, Impr. Univ.,220p.
  6. SIMÕES, C. O. S. et al. 1998. Plantas da medicina popular no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Ed. Universidade, 173p.
  7. SMITH, L. B. et. al. 1982. Flora Ilustrada Catarinense: Gramíneas. Itajaí – Santa Catarina.
  8. The Plant List: Ilex paraguariensis.
  9. Wikipédia: Erva-mate.

Compartilhe: